Jornada Pedagógica 2026 debate cidadania, equidade, antirracismo e sustentabilidade

Iniciativa será promovida pela Secretaria de Educação de Maceió nos dias 2 e 3 de fevereiro

Janaina Farias/ Ascom Semed 01/02/2026 às 10:00
Jornada Pedagógica 2026 debate cidadania, equidade, antirracismo e sustentabilidade
Jornada tem o objetivo alinhar, planejar e fortalecer as ações pedagógicas e administrativas das unidades escolares. Foto: Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realiza, nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a Jornada Pedagógica 2026. O evento marca oficialmente o início do ano letivo da rede pública municipal de ensino e promove momentos de acolhimento, escuta e planejamento coletivo, orientando as ações educacionais ao longo do ano.

Com o tema “Cidadania com Equidade, Antirracismo e Sustentabilidade”, a jornada tem como objetivo garantir o direito à aprendizagem dos estudantes e fortalecer a qualidade da educação pública, em consonância com as diretrizes e políticas educacionais da rede pública municipal de ensino.

A formação é destinada aos profissionais da Rede Municipal de Educação e visa alinhar, planejar e fortalecer as ações pedagógicas e administrativas das unidades escolares, estimulando a integração e a construção coletiva.

Participam do evento, diretores e vice-diretores, professores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, merendeiras, profissionais de apoio administrativo, assistentes sociais, psicólogos, profissionais de apoio escolar, intérpretes de libras, técnicos pedagógicos e auxiliares de sala.

De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, a Jornada Pedagógica 2026 terá início de forma centralizada, no Hotel Ritz Lagoa da Anta e, na sequência, continuará nas próprias unidades escolares ao longo da semana.

Ainda segundo a subsecretária, durante toda a semana, professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e demais profissionais participarão das atividades formativas. “Serão dois dias de formação com a Semed e mais três dias de trabalho formativo dentro das próprias escolas, envolvendo todos os profissionais da rede”, destacou.

Para este ano, Tânia Almeida ressaltou como novidade a temática “Cidadania com Equidade, Antirracismo e Sustentabilidade”, que, segundo ela, dialoga diretamente com o currículo da rede pública municipal. “São temas fundamentais para a educação e que já fazem parte do nosso currículo escolar. Falar de equidade, antirracismo e sustentabilidade é educar para a cidadania e para a transformação social”, afirmou.

Cidadania

Tânia Almeida também destacou que a programação foi cuidadosamente pensada para atender às diferentes etapas e modalidades de ensino, contemplando Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos. “Teremos palestras magnas, mesas-redondas e formações específicas que dialogam com as necessidades atuais da rede”, pontuou.

Entre os destaques da programação, a subsecretária mencionou que uma das palestras de abertura, será ministrada por Jussara Santos, professora e militante da causa antirracista, vinculada à Universidade da Bahia. “A palestra de abertura será sobre cidadania com equidade, antirracismo e sustentabilidade, trazendo uma reflexão profunda e necessária para o contexto educacional”, ressaltou.

Outros temas relevantes também integram a programação, como o protocolo de violência, o pensamento computacional, alinhado às condicionalidades do Ministério da Educação, além de ações voltadas à humanização do trabalho docente, consciência ética e práticas pedagógicas inovadoras.

A expectativa da Semed é reunir cerca de 2.100 participantes, sendo 1.050 por dia, durante os dois dias de evento. “Serão dois dias intensos de formação e contamos com a participação de todos os profissionais da rede para fortalecer ainda mais a educação pública de Maceió”, concluiu.

Programação

No dia 2 de fevereiro, primeiro dia do evento, a programação tem início pela manhã com a abertura institucional, seguida de duas palestras magnas com o tema: “Cidadania com Equidade, Antirracismo e Sustentabilidade”, uma ministrada por Jussara Santos, na sala Pontes de Miranda, e a outra proferida pelo professor da Universidade Federal de Alagoas, Danilo Marques (Ufal), ambas seguida de mesas-redondas que abordam a equidade na educação e a relação entre sustentabilidade e cidadania, com a participação de especialistas e convidados.

No turno da tarde, os participantes acompanham atividades simultâneas voltadas a temas como Educar para proteger, orientação pedagógica: protocolo de violência, pensamento computacional com estudo de caso, humaniza professor com estudo de caso, consciência ética com estudo de caso. As discussões acontecem em diferentes salas, ampliando as possibilidades de aprofundamento conforme o campo de atuação dos profissionais.

Ainda no dia 2 de fevereiro, a Jornada Pedagógica terá atividades no horário noturno, das 19h às 22h, destinado exclusivamente aos profissionais que atuam na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Na oportunidade, serão desenvolvidas orientações pedagógicas, específicas da modalidade e também voltadas à temática do evento.

No dia 3 de fevereiro, a programação é direcionada exclusivamente a professores, técnicos pedagógicos e coordenadores pedagógicos. Pela manhã, são realizadas formações simultâneas sobre planejamento educacional individualizado (PEI) com práticas exitosas, avaliação com equidade, educação socioemocional e educação antirracista para bebês e crianças, sempre articuladas a práticas pedagógicas exitosas.

À tarde, as atividades seguem com orientações sobre educação infantil, natureza e justiça ambiental, alfabetização e relações étnico-raciais com orientações pedagógicas, integração de saberes com equidade, ambiente e cidadania com socialização de práticas e por fim nova política de educação especial com orientação pedagógica.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.