Jornada Pedagógica 2024 encerra segundo dia com foco na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Palestrante da UFPB apresentou panorama mundial e local da modalidade de ensino

Gabriela Borba (estagiária)/Ascom Semed 06/03/2024 às 13:44
Jornada Pedagógica 2024 encerra segundo dia com foco na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Professor da UFPB, Timothy Ireland. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A Jornada Pedagógica 2024, organizada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), com o apoio da Fundepes, realizou uma programação especial na noite da última terça-feira (5), com foco na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). O evento contou com a participação de docentes e coordenadores e abordou duas importantes temáticas, a palestra “Resgate histórico da Ejai: perspectivas locais, nacionais e mundiais” e a mesa redonda “Trabalho e educação: abordagem intersetorial na formação humana”.

O professor Timothy Ireland, titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi o primeiro palestrante do dia e apresentou um panorama mundial e local desta temática. Ireland reforçou que atividades como a Jornada Pedagógica são fundamentais para renovar ideias e compartilhar experiências sobre a Ejai Assim, tornando esse segmento da educação atualizado e atrativo para os potenciais estudantes.

Já a mesa redonda discutiu o currículo escolar pensado para esses alunos, convidando a repensar a prática pedagógica como um espaço que incentive as pessoas a voltar a estudar.

De acordo com José Rubens Lima, coordenador da Ejai na Semed e mediador da mesa, é preciso entender que, além do direito de estudar, os alunos têm algum desejo ao retornar para a escola, por isso é preciso manter um diálogo com a realidade deles.

“Antes de ser estudante, eles são trabalhadores, mesmo não sendo empregados, mas têm fazeres profissionais, de sobrevivência, que tem que fazer parte do currículo. Por exemplo, pessoas que fazem trabalho doméstico, têm algum tipo de conhecimento matemático, como a proporção. É preciso incluir esses saberes dentro da Ejai”, frisa Rubens.

Régis de Souza, diretor da Escola Municipal Luíza Oliveira Suruagy, que funciona do Fundamental 1 até a Ejai afirma estar muito feliz com o destaque para essa modalidade de ensino, muitas vezes esquecida. Ele espera que, com isso, mais estudantes em potencial voltem para as escolas e se sintam acolhidas.

“Esses alunos, diferentes dos estudantes do dia, são um público que volta depois de anos para a escola e precisamos conhecer esse itinerário deles, ter consciência que é outra relação que os professores precisam ter”, completa o diretor.

Além dos debates, o evento prestou homenagens a duas professoras importantes para a Ejai, na rede pública municipal de ensino, Marinaide Freitas e Maria de Lourdes Bezerra Nunes (in memorian).

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