Jornada da Gestão Escolar encerra atividades com debate sobre saúde mental na educação

Último dia do evento abordou também inclusão e segurança

Alícia Flores e Karoline Naeyli (estagiária)/ Ascom Semed 06/02/2025 às 14:49
Jornada da Gestão Escolar encerra atividades com debate sobre saúde mental na educação
Último dia de evento aborda direitos das crianças e adolescentes. Foto: Jooh Vitor/ Ascom Semed

Após três dias de extensa troca de conhecimentos e capacitação terminou, nesta quinta-feira (6), a Jornada da Gestão Escolar . O evento foi dirigido aos diretores e vices de escolas e creches municipais, sendo promovido pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

 Com o tema “As diferentes dimensões da gestão escolar para a promoção da qualidade com equidade da educação no cotidiano escolar”, o evento debateu planejamento, estratégias, liderança e trabalho colaborativo, com foco na aprendizagem e no bem-estar da comunidade escolar.

A cerimônia de encerramento teve foco no direito das crianças e adolescentes e em como a escola deve ser um ambiente seguro para o público. O evento contou com a participação de diretores e vices de unidades escolares e demais profissionais que abordaram temas relacionados à educação como saúde mental e segurança.

Regis de Souza é diretor da Escola Municipal Luiza Suruagy. Foto: Jooh Vitor/ Ascom Semed
Regis de Souza é diretor da Escola Municipal Luiza Suruagy. Foto: Jooh Vitor/ Ascom Semed

Regis de Souza é diretor da Escola Municipal Luiza Suruagy. Ele contou que é muito importante que os servidores da Educação discutam temas como inclusão, questões sociais e acesso à educação.  “Acho que a escola precisa pensar, a formação precisa estar nesse sentido da continuidade para que a gente sempre se lembre que a escola é um direito de todos, e esse olhar especial dos gestores para com a inclusão de verdade”, disse.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed destacou que a jornada abordou vários assuntos pertinentes à formação dos profissionais da educação que lidam com a administração das unidades de ensino municipais.

 “Falamos hoje sobre a educação inclusiva, que é um tema muito importante na educação e estamos muito felizes com o resultado desses três dias de Jornada de Gestão Escolar junto com a Fundepes. Agora, vamos nos preparar para o início do ano letivo, que já acontece na próxima semana, e começar 2025 com o pé direito”, afirmou Marina Toledo.

Subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo. Foto: Jooh Vitor/ Ascom Semed
Subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo. Foto: Jooh Vitor/ Ascom Semed

A coordenadora-geral do programa de Formação Continuada da Fundepes ressaltou a importância da iniciativa em abordar a saúde mental e a criação de redes de proteção para crianças e adolescentes, com um olhar especial para a inclusão.

“O diretor tem que entender as dimensões da gestão escolar, como gerir uma escola com 400, 600, até mil alunos, e administrar a vida de todas essas pessoas, além de manter uma relação com a família e a comunidade escolar”, pontuou.

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