Intervenções artísticas nas galerias pluviais começam nesta terça (22), na Escola Padre Pinho

Programa 'O Mar e a Lagoa Começam Aqui' busca incentivar as crianças a exercerem sua criatividade e dar mais vida ao espaço urbano

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 21/02/2022 às 16:00
Intervenções artísticas nas galerias pluviais começam nesta terça (22), na Escola Padre Pinho
Padre Pinho vai iniciar ações do programa 'O Mar e a Lagoa Começam Aqui' . Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Os estudantes da Escola Municipal Padre Pinho, na Cruz das Almas, poderão usar sua criatividade e ajudar a tornar sua vizinhança mais viva nesta terça-feira (22), quando a escola será contemplada com as ações do Programa 'O Mar e a Lagoa Começam Aqui'. Com a orientação de artistas locais, os pequenos farão intervenções artísticas nas galerias pluviais das redondezas das escolas, começando por esta unidade.

O objetivo do programa é dar mais vida aos bairros por meio das cores, integrando a ação com o processo de ensino-aprendizado dos estudantes, e também garantir maior segurança aos alunos das escolas envolvidas, tornando a sinalização das galerias mais criativa com as pinturas.

Além da Escola Municipal Padre Pinho, o programa deve contemplar também as escolas Pedro Barbosa (Cruz das Almas), Lenilto Alves e Eulina Alencar (Jacintinho) e a Dom Helder Câmara (Feitosa), que estarão sob a orientação da artista visual, Joyce Nobre.

Também estão no programa, sob a orientação do artista visual, Pedro Lucena, as escolas Nosso Lar I (Ponta Grossa), Rui Palmeira e a Lindolfo Collor (Vergel do Lago), Almeida Leite (Trapiche da Barra) e a Silvestre Péricles (Pontal da Barra).

O secretário Municipal de Educação, professor Elder Maia, explica que a ação partiu de uma determinação do prefeito JHC. “Selecionamos as escolas por sua proximidade com a Lagoa Mundaú e o mar. As intervenções buscam também tornar essas galerias objeto de atenção, sublinhando a necessidade de cuidar das ruas para evitar que as galerias sejam entupidas e tenhamos transtornos", revela.

A artista visual, Joyce Nobre, conta que a ação é recheada de consciência ambiental. “Me sinto privilegiada em estar sendo facilitadora desse projeto. É raro você ouvir uma criança dizer que não gosta de mexer com tintas e elas estarão envolvidas diretamente nesse processo”, detalha.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.