Inscrições para o ProJovem Urbano seguem abertas em Maceió

Prefeitura de Maceió oferece os cursos profissionalizantes nas áreas de telemática, alimentação, turismo e hospitalidade

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 01/11/2023 às 15:23
Inscrições para o ProJovem Urbano seguem abertas em Maceió
Cursos do ProJovem Urbano estão com inscrições abertas. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

As inscrições para o ProJovem Urbano em Maceió seguem abertas para jovens entre 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas desejam terminar o Ensino Fundamental com um curso profissionalizante.

Os interessados nos cursos profissionalizantes gratuitos, Telemática, Alimentação, Turismo e Hospitalidade, oferecidos pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), podem se matricular no https://doity.com.br/projovem-urbano-cursos-profissionalizantes.

Além da forma online, as matrículas podem ser feitas até o dia 7 de novembro na sede da Semed, no bairro Cambona, e nas escolas municipais que participam do curso: Brandão Lima (Benedito Bentes); Paulo Bandeira (Benedito Bentes); Baltazar de Mendonça (Jacintinho); Kátia Assunção (Jacintinho); Nosso Lar (Vergel); Pio X (Prado) e Higino Belo (Farol).

Em outubro, a Semed também realizou matrículas itinerantes, em tendas montadas no calçadão do Comércio (Centro), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e na Praça Moleque Namorador (Ponta Grossa).

O ProJovem Urbano é um programa do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, visando o desenvolvimento de ações comunitárias aliadas ao exercício da cidadania.

O programa é voltado para jovens que sabem ler e escrever, mas não concluíram o Ensino Fundamental. Além de concluir a escolarização, os alunos vão poder escolher entre os cursos que têm duração de 18 meses.

Para o coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Semed, Ricardo Almeida, o programa é muito importante para somar na vida profissional desses estudantes. “Através do ProJovem nós elevamos a cultura juvenil, oferecendo a possibilidade de conclusão do Ensino Fundamental e de ter um curso profissionalizante para que eles consigam ser inseridos no mercado de trabalho”, explicou.

Para se matricular, o aluno deve levar o RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Caso não possua histórico, o candidato será submetido a um teste de proficiência. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.