Incentivo da Prefeitura de Maceió contribui para otimização do trabalho pedagógico

Programa Valoriza Educação investe na aquisição de equipamentos que melhora uso de ferramentas on line

André Aguiar / Secom Maceió 21/07/2022 às 10:00
Incentivo da Prefeitura de Maceió contribui para otimização do trabalho pedagógico
Auxílio internet da Prefeitura de Maceió teve investimento de R$ 6,5 milhões e beneficia servidores. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O programa Valoriza Educação, lançado pela Prefeitura de Maceió, garante auxílio internet para todos os servidores da rede municipal de Educação. Com ele, mais de 4.500 profissionais recebem mensalmente R$ 125,00. Professores, diretores, merendeiros, nutricionistas, auxiliares de sala, porteiros, todos os servidores incluídos no propósito de garantir uma educação básica conectada e inclusiva.

A ação representa um investimento de R$ 6,5 milhões do Município. Este valor resulta em uma rede de educação democrática, em que todos participam do processo pedagógico. O benefício é usado para pagar internet e comprar equipamentos que garantam a conectividade do servidor (seja smartphones, computadores ou equipamentos de banda larga para uma velocidade maior).

A primeira fase do programa contemplou servidores que atuavam na rede de ensino. Quem atua em escolas ou creches receberam inicialmente. Os servidores da sede da Secretaria Municipal de Educação foram contemplados recentemente com o benefício.

Romário Araújo é servidor do Município desde 2001 e a partir de 2008 atua na sede da pasta. Ele passou a receber o benefício no mês de maio. Segundo ele, o programa veio destacar o trabalho pedagógico iniciado remotamente, durante a pandemia.

“Neste período, tivemos que investir em equipamento, conexão melhor e esta quantia veio valorizar e compensar o investimento que fizemos. Veio em excelente hora”, conta Romário Araújo.

Romário Araújo investe o recurso do auxílio para melhoria de suas ações na educação. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Romário Araújo investe o recurso do auxílio para melhoria de suas ações na educação. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Já Cheila Vasconcelos enfatiza que o programa vem ajudando e muito os servidores da rede e agora, vem auxiliar ainda mais os servidores da sede da Semed, no bairro da Cambona.

“Foi de grande valia este reconhecimento. Tivemos uma necessidade de investir também”, confirma Cheila que é servidora há 27 anos. Na Semed, ela chegou há seis anos, que lembrou que o home office acaba ocupando ainda mais o tempo do servidor. 

Na Escola Municipal Jarede Viana, no Clima Bom, os servidores trabalham motivados. Nas frequentes reuniões virtuais, todos podem participar e contribuir com as tomadas de decisões. “Além da facilidade de nos reunirmos em qualquer horário, na comodidade de nossas casas, conseguimos garantir que todos possam participar, graças a esse auxílio”, explicou a diretora, Roxana Araújo.

Cheila Vasconcelos diz que o benefício tem ajudado no desenvolvimento dos trabalho. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Cheila Vasconcelos diz que o benefício tem ajudado no desenvolvimento dos trabalho. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

À época que o programa foi implantado, o objetivo da Prefeitura era subsidiar os professores na compra de equipamentos e contratação de internet de qualidade, para as aulas remotas. Hoje, com o retorno das aulas presenciais e a modernização nos métodos de ensino, o auxílio internet torna-se indispensável na estratégia pedagógica do município.

“Antes de qualquer ensino aprendizado, a afetividade é muito importante. Se os funcionários são bem acolhidos, se todos trabalham motivados em pró do mesmo objetivo, com certeza os resultados são muito melhores”, confirma a diretora Roxana.

Ela deixa claro que em uma unidade escolar todos são muito importantes, é uma cadeia, como ela diz, um depende do outro.

“Imagina uma escola sem o pessoal da limpeza ou sem ninguém na portaria, ficaria muito difícil de estudar e trabalhar. Nossos merendeiros, por exemplo, participam de formação, com as nutricionistas da Semed [Secretaria Municipal de Educação]. Então, todos estão incluídos de forma efetiva e afetiva na nossa escola”, acrescentou a diretora. 

Para a educadora, a pandemia chacoalhou os paradigmas pedagógicos. Entre as inovações ela destaca a praticidade das reuniões de planejamento - que hoje pode alcançar um raio maior de participantes - e dinâmica do ensino do ensino remoto.

“É lógico que a educação remota não substitui a presencial, mas contribui para o crescimento escolar. Por isso, eu acho que foi uma grande coerência da gestão em incluir todos neste programa. Os sonhos não param por aqui, mas com certeza estamos dando passos significativos”, comenta sorridente Roxana Araújo.

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