Idosos superam desafios e voltam à escola para aprender um novo idioma
Frequentando cursos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed, três alunos com mais de 60 anos dão exemplo de persistência, vencem o etarismo e abraçam o aprendizado de idiomas
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O Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem como missão promover uma educação inclusiva e contínua, transformando-se em um ambiente onde a idade não é barreira para o aprendizado. Pessoas de diferentes faixas etárias se reúnem para adquirir novos conhecimentos linguísticos, ampliando seus horizontes pessoais e profissionais. Exemplos claros disso são as histórias de três alunos com mais de 60 anos que, com entusiasmo e dedicação, superam os desafios de aprender idiomas estrangeiros enquanto exploram novas perspectivas e experiências.
Esses alunos estudam no polo da Escola Cícera Lucimar, localizada no bairro Poço. O coordenador e professor do Núcleo de Línguas, Jefferson Simons, destaca a riqueza dessa diversidade: “Temos uma pluralidade muito grande. Todos, de diferentes idades, se reúnem na sala de aula. Tem sido uma experiência enriquecedora, tanto para os alunos quanto para mim.”.
Entre esses alunos, destaca-se Fernando Vasconcelos, de 66 anos, advogado que estuda inglês no Núcleo de Línguas. Ele conta que, antes de chegar à sua posição atual, trabalhou desde os 16 anos em diferentes lugares, sempre em contato com muitas pessoas, o que exigia uma constante habilidade de comunicação. Começou sua trajetória nos Correios, passou pela Petrobras e, ao longo de sua carreira, sonhou em fazer uma graduação, mas sempre acabava desistindo. Contudo, o momento certo finalmente chegou e, com ele, novos desafios surgiram.
“O que percebo é que as pessoas com mais de 60 anos estão cheias de energia e vontade de aprender. O que as impede muitas vezes é o etarismo, o preconceito. Isso acaba matando os sonhos daqueles que possuem mais idade, mas ainda têm muito a oferecer”, afirma.
Fernando reflete sobre sua trajetória e explica como o trabalho com o público foi uma das suas motivações para aprender um novo idioma. “Quando vi na internet que existia essa oportunidade, decidi participar. Línguas estrangeiras, como inglês e espanhol, são essenciais para todos hoje em dia”, diz.
Ele complementa, ressaltando que as aulas são dinâmicas e interativas, além de destacar a importância da Secretaria Municipal de Educação em promover inclusão e acessibilidade para todos.
Desafio profissional
Outro exemplo inspirador de dedicação e persistência vem de Válter Virgílio, de 60 anos. Com a mesma determinação, Válter também está se lançando no desafio de aprender um novo idioma. Natural de Maceió, onde trabalha na orla como ambulante há 45 anos, ele decidiu se matricular no curso de espanhol para aprimorar suas habilidades profissionais.
“Hoje, nossa cidade recebe muitos estrangeiros, e isso aumenta a necessidade de nos comunicarmos com eles. Aprender um novo idioma é uma oportunidade que vai não só melhorar meu trabalho, mas também contribuir para o turismo local", afirma Válter com entusiasmo. Apesar das dificuldades, a vontade de aprender e se superar é o que o move.
Ele frequenta as aulas acompanhado de seu filho, também ambulante. Para Válter, o curso chegou no momento certo, e ele não tem intenção de desistir. Mais do que uma melhoria para o seu próprio trabalho, o aprendizado de espanhol serve também como um grande incentivo para o filho, mostrando-lhe que nunca é tarde para aprender e crescer.
Assim como Fernando e Válter, Pedro de Souza, de 71 anos, também tem sua história com a língua estrangeira. Funcionário público federal, atualmente aposentado, Pedro sempre foi fascinado pela língua inglesa e começou a estudá-la durante a pandemia. Contudo, com dificuldades e desafios, precisou interromper seus estudos, o que resultou em perdas de oportunidades.
No entanto, isso não foi motivo para que ele desistisse. No seu primeiro dia de aula no polo Cícera Lucimar, ele se mostrou bastante entusiasmado:
"O inglês é uma língua universal, e ela abre portas onde quer que você vá. Por isso, quando vi o anúncio do curso na internet, me inscrevi, pois quero estudar porque é importante para o currículo", expressa. Pedro também menciona que sua paixão pela língua inglesa inspirou outras pessoas a se interessarem pelo idioma, ao perceberem toda a sua motivação e força de vontade.
Esses três exemplos são apenas uma amostra de um movimento maior, composto por diversas histórias inspiradoras de pessoas que passaram pelo Núcleo de Línguas Estrangeiras.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, vem trabalhando na inclusão há anos, com a missão de promover oportunidades de aprendizado para todos. O mais bonito é que esse esforço não para por aí: a intenção é aprimorar continuamente essas ações, ampliando horizontes e alcançando ainda mais pessoas, reafirmando a ideia de que nunca é tarde para aprender e crescer.
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