Ideb: Plano de Ação Coletiva é destaque na Escola Haroldo Costa
Com a pontuação 5,1, a unidade de ensino atingiu a maior nota no Ideb 2019 para os anos finais
O resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, Ideb 2019, que em mais um ano superou a meta estabelecida e fez história, demostrando o empenho da rede na qualidade de ensino de seus alunos. Isso foi possível pelo trabalho desenvolvido nas unidades educacionais, como a Escola Municipal Doutor José Haroldo Da Costa, no bairro Tabuleiro do Martins. A escola obteve o melhor resultado nos anos finais com a nota de 5,1, graças ao seu plano de ação para melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem dos seus 962 estudantes.
A direção da escola já esperava um bom resultado no índice pelo trabalho que estava sendo feito, mas ele acabou superando as expetativas. O resultado vem através de um trabalho coletivo da equipe, que seguiu um plano de ação que estabelecia as metas a serem atingidas e as atividades a serem desenvolvidas durante todo o ano.
Esse plano de ação foi composto por três dimensões. Na primeira, foram planejadas as metas e ações relacionadas à matrícula, taxa de rendimento, distorção idade/ano, resultado de aprendizagem e indicadores de avaliações externas. A segunda dimensão tratava do ensino e aprendizagem relacionados ao planejamento pedagógico, horário de trabalho pedagógico individual e coletivo, formação continuada dos servidores e as práticas pedagógicas. Já a terceira e última dimensão estabeleceu metas e ações relacionadas à gestão escolar, finanças, infraestrutura, condições de trabalho, conselho escolar e conselho de classe.
A partir desse processo foram desenvolvidas gincanas, atividades esportivas, simulados e reforços de língua portuguesa, visando incentivar a participação do aluno. Essas ações foram um grande atrativo para trazer o estudante para a escola, como explica a diretora Maísa Malta de Souza. “Essas atividades parecem pequenas, mas que somadas a um planejamento e uma organização acabam trazendo o aluno para o ambiente escolar e o fazendo se sentir pertencido a escola”, diz a diretora.
Participação dos professores
Todo esse Planejamento é construído em grupo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas em favor do conhecimento dos alunos, e a participação dos professores é fundamental nesse processo. O professor de Português da escola, Renildo Ribeiro, indica que esse resultado reflete um longo processo que começa desde o Ensino Fundamental I, e explica como funciona seu processo formação para os alunos.
“Meu trabalho não tem segredo. Trabalhamos muito leitura e produção de texto. A partir das produções de texto vou detectando as necessidades e vamos ajustando ao longo do processo. Eu prezo pelo acompanhamento individual e corrijo os textos na presença dos alunos, um a um, orientado em suas necessidades específicas. Sempre fiz as correções em sala de aula, sem me importar se levaria mais de um dia, pois detectei logo cedo que ao corrigirmos em casa e devolver ao aluno ele mal olha o papel que recebeu”, disse o professor.
Esse plano coletivo que envolve a escola serve de guia também para a professora Natércia de Andrade, do nono ano, que explica que a metodologia de trabalho visa os objetivos da escola e o trabalho em equipe. “Meu processo de ensino envolve entender os objetivos da escola adequando-os à disciplina. Além disso, trabalhamos em equipe aplicando simulados, dinâmicas, gincanas e caça ao tesouro, estimulando os alunos de outras formas nesse processo de ensino”, explica a professora.
Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed
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