Gigantinhos: obras em novas creches geram emprego e renda para moradores de comunidades locais

Somente na área da construção, foram ofertadas 520 vagas de emprego

Julita Bittencourt/Ascom Semed 23/04/2024 às 19:27
Gigantinhos: obras em novas creches geram emprego e renda para moradores de comunidades locais
Um dos trabalhadores beneficiados foi Diogo, morador do Vale do Reginaldo. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

As obras das seis novas unidades das creches Gigantinhos que estão sendo abertas neste mês de abril na capital, pela Prefeitura de Maceió, têm impactado socialmente e economicamente centenas de famílias com a geração de empregos diretos e indiretos. São pais de famílias que estão tendo a oportunidade de levar para dentro de casa uma renda extra. As obras dos seis primeiros Centros Municipais de Educação geraram 520 vagas no ramo da construção.

Na unidade Gigantinhos do Poço as obras já estão em fase final. O equipamento vai beneficiar 500 crianças da região do Vale do Reginaldo, Poço, Centro e Jacintinho. Somente nesta obra, foram gerados 150 empregos diretos e indiretos para trabalhadores do entorno da nova creche, principalmente do Vale do Reginaldo.

Pai de dois filhos, de dez meses e um ano, Diogo Ferreira, 22 anos, é casado e mora no Vale do Reginaldo. Ele conta que o sustento da casa depende dele e que, com a obra, está dando para levar uma renda extra para a família. "Eu estava desempregado. Um colega meu perguntou se eu estava precisando de algum serviço e me colocou aqui. Já vai fazer dois meses e a renda tem me ajudado dentro de casa”, revelou o pedreiro.

No entanto, não é só financeiro que a nova creche tem ajudado a família de Diogo. Os dois filhos já estão matriculados na unidade Gigantinhos e, em breve, com o início das aulas, ele e a esposa poderão procurar por emprego, pois terão onde deixar as crianças em segurança e em tempo integral.

Pedreiro há mais de 20 anos, Claudevan dos Santos, 53, também é morador do Vale do Reginaldo e estava vivendo de trabalhos informais. "Desde 2014 que eu venho fazendo bicos. E está sendo bom trabalhar aqui na obra, perto de casa. E é gratificante a gente ter uma obra dessa aqui na região porque vai ajudar demais aos pais”, contou.

A reforma do CMEI Professora Maria Elizabete dos Santos, no bairro Santos Dumont, entregue à população no último dia 15, gerou 130 empregos. A unidade Gigantinhos está beneficiando 1.200 crianças, de 6 meses a 5 anos. A obra do CMEI-RP Professora Zaira Nascimento de Oliveira, da Chã da Jaqueira, ofertou 70 vagas de emprego.

A unidade também já foi entregue aos moradores e atendendo 120 crianças em tempo integral. A reforma do CMEI-RP Professora Cleide Gomes Cordeiro da Silva, na Ponta da Terra, também impactou a comunidade local gerando 50 empregos diretos e indiretos. O equipamento também já está funcionando com a capacidade de receber até 120 crianças.

Além destes, também estão em obras as unidades do Tabuleiro do Martins e do Antares, gerando 70 e 50 oportunidades de emprego, respectivamente. Ambos os equipamentos educacionais estão com as obras para serem concluídas e devem ser entregues à população no dia 30 deste mês.

Juntas, as seis unidades Gigantinhos estão ofertando, inicialmente, 4.300 vagas de creche e pré-escola. Um marco significativo na educação pública da capital alagoana. Até o final do ano, a Prefeitura de Maceió deve abrir 10 mil vagas em regime integral e reduzir a demanda histórica da Educação Infantil.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.