Gestão deixa Política do Ensino Fundamental como legado para a Educação de Maceió

Redação 22/12/2020 às 15:24
Gestão deixa Política do Ensino Fundamental como legado para a Educação de Maceió

A gestão Rui Palmeira deixa como legado para o Ensino Público de Maceió os resultados positivos decorrentes do desenvolvimento e implantação de uma Política Educacional própria, voltada para todas as modalidades do Ensino Fundamental e pautada nas necessidades e anseios dos alunos. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), comandada pela secretária Ana Dayse Dorea, assumiu o desafio de construir uma política eficiente no âmbito educacional, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e os números, como melhoria da aprendizagem, diminuição do índice de analfabetismo, entre outros.


Alunos da Escola Municipal Pedro Suruagy


A política de educação voltada para o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Maceió está pautada nas diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica. O Município construiu o seu Referencial Curricular (RCM), tomando como ponto de apoio a BNCC, o Referencial Curricular de Alagoas e os seus documentos curriculares.

As parcerias também ganham destaque na implantação da política educacional para o Ensino Fundamental. Uma delas teve como objetivo a correção de fluxo, que trouxe avanços significativos para a Rede. A principal parceria firmada para a realização desta política se deu com o Instituto Ayrton Senna, por meio dos Programas Se Liga e Acelera, bem como a política de alfabetização, com o Programa Gestão da Política de Alfabetização (GPA).


Aluna da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção


Para os anos iniciais do ensino fundamental, fortalecendo o processo de alfabetização, a rede conta, atualmente, com as parcerias do Programa Luz do Saber, MenteInovadora e Programa Tempo de Aprender. Já para os anos finais, a rede faz parceria com o Programa Faz Sentido e outras plataformas, tais como Rede Y e Árvore de Livros.

O Programa Escola 10 contempla todo o Ensino Fundamental, que tem ainda parcerias com as plataformas Matific e Mathema, na área de matemática, sendo esta última uma parceria que envolve formação em cursos na área de matemática, bem como parceria firmada para construção dos Planos de Ação dos Mapas de Foco BNCC.

No início da gestão, o cenário da Educação do município era delicado, apresentava baixas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e altos índices de analfabetismo. Foi nesse contexto, que a Educação firmou parcerias importantes. O projeto SEMED-PNUD foi uma das mais duradouras e benéficas, e transformou a Educação de Maceió. A parceria durou cinco anos e os frutos colhidos foram refletidos no aumento significativo do Ideb, na diminuição dos índices de analfabetismo, na construção de diretrizes para estruturar uma política educacional, no desenvolvimento sustentável e na ampliação de parcerias.

Aluna da Escola Lindolfo Collor

De acordo com a coordenadora-geral do Ensino Fundamental, Maria José Alves, o último ano foi um desafio no qual as políticas educacionais tiveram que ser readaptadas. “Nesses tempos de pandemia, a rede municipal está construindo o seu Protocolo Pedagógico de Retorno às Atividades Educacionais Presenciais, considerando também nessa construção o anexo das Competências e habilidades prioritárias 2020 para as aprendizagens dos estudantes da rede municipal, a partir da Referencial Curricular de Maceió”, explicou Maria José.

Ascom Semed

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