Galerias pluviais da cidade ganham mais cor

Projeto 'O Mar e a Lagoa começam aqui' busca conscientizar a população sobre a importância das galerias

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed 28/02/2022 às 09:00
Galerias pluviais da cidade ganham mais cor
Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

As galerias pluviais da cidade vêm ganhando cores da orla lagunar até a marítima, com o projeto "O Mar e a Lagoa começam aqui", da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Por meio da arte, a ação busca conscientizar as crianças e as comunidades sobre a importância das galerias na cidade, fazendo com que esses espaços, normalmente despercebidos, chamem atenção e tenham sua existência notada.

Inicialmente planejado para contemplar dez escolas, o projeto agora toma também as galerias da orla marítima da capital, encantando os turistas e moradores que vão visitar a região. De acordo com o secretário de Educação, Elder Maia, a ação nas escolas é importante para conscientizar os cidadãos desde pequenos.

Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

"A educação ambiental deve começar dos pequenos, através dos professores e da escola que são os grandes multiplicadores da educação, mostrando a esses estudantes que cuidando e respeitando a natureza, podemos juntos construir um mundo melhor", destaca Elder Maia.

Os estudantes da Escola Municipal Padre Pinho, de Cruz das Almas, pintaram uma sereia e um surfista nas galerias próximas à escola, chamando atenção para a importância da conservação desses espaços, como não jogar lixo nas ruas para evitar entupimentos, que acarretam alagamentos.

Elias Cauã, de 11 anos, participou da ação e diz ter aprendido bastante na oficina que antecedeu a pintura. “"Essa ação é muito legal, além de nos ensinar a importância que têm as galerias pluviais, também incentiva nossa criatividade", conta o estudante.

A vice-diretora Maria Vanuza destacou as mudanças climáticas e como eventos intensos vem se tornando cada vez mais comuns, o que torna ainda mais importante cuidar do escoamento de água da cidade. "É muito importante conscientizar os nossos alunos para que eles levem essa educação para as suas vidas e possam, juntamente com esse aprendizado, criar um mundo melhor para as próximas gerações", afirma.

Vice-diretora destacou o impacto das mudanças climáticas nas chuvas. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed
Vice-diretora destacou o impacto das mudanças climáticas nas chuvas. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Na orla da cidade, alguns desenhos já podem ser vistos, como a Boca de Caçapa. Eles são de autoria da artista Yara Pão, que já colaborou com a prefeitura em várias intervenções artísticas, como a nova estampa do letreiro “Eu Amo Maceió”, na Ponta Verde. “Já vejo as pessoas interagindo, tirando fotos, dando ideias para mais intervenções e esse engajamento é muito bacana”, revela.

 “A gente vê a necessidade de uma educação maior da população, enfatizando a importância do nosso sistema de drenagem. Manter esses espaços limpos evitam vários transtornos, como as enchentes que vimos com as chuvas recentes”, conclui Yara Pão.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.