Flivergel contará com oficina de dança afro na sexta-feira (29), na Escola Rui Palmeira

Feira literária ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril, com ações pedagógicas, palestras e apresentações culturais

Jamerson Soares (estagiário) / Ascom Semed 26/04/2022 às 12:15
Flivergel contará com oficina de dança afro na sexta-feira (29), na Escola Rui Palmeira
Feira literária acontece do dia 28 ao dia 30 pela primeira vez no Vergel do Lago. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A programação da 1ª Feira Literária do Vergel do Lago (Flivergel) está recheada de atrações culturais, oficinas e ações pedagógicas. Uma dessas ações integrativas é a oficina de dança afro, que será realizada na sexta-feira (29), pela manhã, a partir das 9h e à tarde, a partir das 14h, na quadra esportiva da Escola Municipal Rui Palmeira.

A oficina será executada pela assessora técnica da Coordenadoria Geral de Programas Suplementares (CGPS), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leide Serafim.

Dançarina e assessora técnica da Semed, Leide Serafim, que também vai realizar a oficina de dança afro na Flivergel. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Dançarina e assessora técnica da Semed, Leide Serafim, que também vai realizar a oficina de dança afro na Flivergel. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Para ela, é de grande representatividade e importância realizar uma ação como essa em um bairro periférico e com forte potencial artístico-cultural. Ela é especialista em dança afro, coreógrafa e artista, e também faz parte de religião de matriz africana.

"A cultura afro está muito ligada ao Vergel. Eu costumo falar que faço vivências com esse tipo de dança, então será dessa forma durante a oficina. A gente vai brincar um pouco, desmistificar o cotidiano em relação à religiões de matriz afro. Será um momento de resgate da memória dos antepassados. E a gente que faz arte vive em um resgate contínuo, e principalmente eu, que faço parte de um segmento afro. É um resgate contínuo anualmente, para toda a vida", disse Leide Serafim.

A ação terá como base as vivências e experiências da oficineira, tendo como referências os elementos e movimentos corporais dos orixás.

"No primeiro momento terá algo mais prático, com o objetivo de desmistificar a ideia que as pessoas têm sobre a dança afro no cotidiano. E no segundo momento, haverá uma espécie de palestra para explicar o que representa esses movimentos", explicou a oficineira.

A Coordenadoria Geral de Programas Suplementares estará presente na Abertura do Flivergel com mais oficinas. Haverão oficinas de música com o grupo Educanto, de colagem, de origami, de poesia e de dança afro

A coordenadora do setor, Lívia Lima, destaca a importância dessa e outras ações voltadas para a comunidade escolar do bairro.

"Essas ações serão destinadas aos estudantes da rede bem como o público geral, e serão importantes para trazer novidades criativas, onde os participantes possam se divertir e também vivenciar experiências sensoriais, expressivas que aguçam a imaginação e a curiosidade sobre conhecimentos técnicos das artes plásticas, da música e da linguagem poética", disse Lívia.

Com o tema "Alagoanidade", a Flivergel começa na quinta (28), a partir das 18h30, e termina no sábado (30). Estarão presentes pesquisadores, autoridades locais, artistas e comunidade. A feira terá como homenageado o antropólogo e escritor, Edson Bezerra.

Confira a programação completa clicando neste link.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.