Famílias comemoram abertura de 10 mil vagas para creches e pré-escola em Maceió
Com as novas vagas, a capital alagoana passa a ser a cidade que mais ampliou a oferta de oportunidades para as mães e os responsáveis deixarem as crianças de 0 a 5 anos em segurança, enquanto trabalham
Crianças como Noah Miguel, de apenas um ano, entre outros milhares de pequenos maceioenses terão acesso a equipamentos educacionais para ficar, em tempo integral, enquanto suas mães e responsáveis trabalham com tranquilidade.
A Prefeitura de Maceió anunciou no último dia 8 de março, a abertura de 10 mil vagas para creche e pré-escola até o final de 2024, por meio do programa Gigantinhos, além da construção de novos 10 Centros Municipais de Educação Infantil. Trata-se de um marco para Maceió e para o futuro de milhares de crianças.
Noeli Jesus dos Santos é mãe de Noah Miguel e, hoje, ela não tem com quem deixá-lo para procurar um emprego e trazer sustento para dentro de casa e proporcionar uma qualidade de vida melhor para ela e para o filho. Porém, essa angústia chegará ao fim com a abertura das novas creches, através da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Rede Parceira.
"Vai ser importante para a gente, porque a creche é onde podemos deixar a criança. Por várias vezes eu deixei de trabalhar porque não tinha um apoio, um lugar pra deixar ele. E agora vou mais despreocupada procurar emprego", revelou a mãe.
Até o final de abril serão disponibilizadas cerca de 5 mil vagas, para crianças de 0 a 5 anos, em todas as partes da cidade, com um investimento inicial de R$ 50 milhões na educação da primeira infância. As ofertas serão para os bairros do Antares, Chã da Jaqueira, Tabuleiro, Santos Dumont, Ponta da Terra, Centro/Vale do Reginaldo, Trapiche, Clima Bom, Village, Santa Lúcia, Benedito Bentes e Vergel.
Agradecimentos
A moradora do Santos Dumont, Maria da Conceição, agradeceu ao prefeito por atender a essa demanda. “Eu agradeço por essa reivindicação que é antiga. Eu como avó ficava com meus netinhos e agora eles vão ter onde ficar com segurança. Então muito obrigada a todos”, declarou.
Thamires Peixoto, de 32 anos, é mãe de duas meninas e destacou que esse momento é único na capital. "Só tenho a agradecer por essa oportunidade maravilhosa. Isso nunca aconteceu e é um presente para nós mães, mulheres. Então, a palavra para mim, que tenho 32 anos e nunca vi isso, é só de gratidão porque não tinha esse suporte de sair pra trabalhar e deixar minhas filhas no conforto, eu sempre me preocupava”, afirmou.
Novos Cmeis
No lançamento do Gigantinhos, também foi assinada a ordem de serviço, no valor de R$115 milhões, para a construção de 10 novas creches em Maceió. As obras serão: quatro no Benedito Bentes (Morada do Planalto, Grand Jardim, Alamedas/Oiticica e João Sampaio), Jacintinho, Riacho Doce, Jacarecica, Salvador Lyra, Trapiche e Cidade Universitária. Cerca de 3.200 vagas serão abertas para estas unidades.
Em 2021, Maceió contava com pouco mais de 9 mil vagas para a Educação Infantil. Hoje, a capacidade é de 11.200. Com a criação do Gigantinhos, a capital alagoana irá mais que dobrar a cobertura em quatro anos, realizando a maior ampliação entre todas as capitais brasileiras.
Pré-matrícula aberta
Começou na sexta-feira (15) a pré-matrícula de seis novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis-RP). Inicialmente estão sendo ofertadas 4.300 vagas para creche e pré-escola, em tempo integral, em unidades totalmente climatizadas: Serão 1.350 no Cmei/RP do Antares; 1.200 no Cmei/RP do Santos Dumont; 680 no Cmei/RP da Chã da Jaqueira; 500 no CNEC Poço; 450 no Tabuleiro do Martins; e 120 na Ponta da Terra.
A pré-matrícula prossegue até 20 de março e devem ser feitas exclusivamente online, no link http://sislameal.caedufjf.net/sislameal/prematricula.faces?q=D8%2FtCeI10Do%3D. Terão prioridade na pré-matrícula - em suas respectivas regiões escolhidas - os estudantes estão na lista de espera, em razão de os responsáveis não terem conseguido vagas nos Cmeis já existentes no início deste ano.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.