Evasão escolar é tema de formação com coordenadores pedagógicos
Iniciativa apresenta novo projeto que visa a valorização da cultura afro-brasileira em sala de aula
A coordenadoria de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, na noite de quinta-feira (11), uma formação sobre metodologias ativas que auxiliam no combate à evasão escolar. O encontro ocorreu na sede da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime), no Farol. A atividade foi direcionada para coordenadores pedagógicos da escolas municipais que abrangem a modalidade.
Segundo o coordenador do setor, Ricardo Almeida, a formação acontece durante todo o ano, duas vezes por mês, com a finalidade principal de trazer práticas inovadoras que motivem o estudante a continuar na escola.
Foram abordados assuntos referentes ao respeito à diversidade, o combate à discriminação em sala de aula e a importância de debater sobre etnia.
"A gente trouxe a importância de discutir a etnia em sala de aula. Muitos educadores também se abriram, dando depoimentos sobre o racismo. Essa formação pode gerar impactos positivos. A gente tenta levar para o professor as metodologias ativas, para que façamos uma aula dinâmica, para que o aluno sinta prazer e participe das atividades pedagógicas. Será um suporte pedagógico, teórico e didático diferenciado para que eles coloquem isso nas suas práticas. Queremos inovar", explicou o coordenador.
Novo projeto sobre cultura afro-brasileira
Na ocasião, foi apresentado pelo Centro de Diversidade da Semed um novo projeto que visa promover uma aprendizagem significativa, através de ações pedagógicas para as escolas, disseminando a valorização da cultura afro-brasileira. O intuito também é identificar e desconstruir discursos racistas dentro das unidades de ensino.
De acordo com a coordenadora do setor, Natércia Lopes, uma das temáticas que serão abordadas é sobre decolonialidade e descolonialidade. O projeto começa em maio e vai até novembro. "O projeto sobre educação para as relações étnico raciais: história e cultura afro-brasileira é para toda a nossa rede de coordenadores pedagógicos. Esse projeto faz parte da nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Esse debate nas nossas escolas e essa formação com nossa rede de coordenadores e professores contribui para isso", explicou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.