Eu (me) cuido: Educação desenvolve projeto para promoção da saúde de alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Iniciativa será executada já a partir do segundo semestre de 2022

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 21/06/2022 às 12:50
Eu (me) cuido: Educação desenvolve projeto para promoção da saúde de alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Projeto busca conscientizar os alunos sobre a importância do autocuidado. Foto: Ascom Semed

Visando a necessidade do cuidado de si e dos outros, em uma ação de responsabilidade coletiva e humanizadora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Coordenadoria da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (CGEJAI), vai implantar o projeto “Eu (me) cuido”. O objetivo é implementar ações pedagógicas associadas à consciência da importância da promoção da saúde para estudantes da Ejai.

O projeto será incluído na grade curricular da Ejai a partir do segundo semestre letivo deste ano, atendendo ao Plano de Ação da CGEJAI para o ano de 2022, no qual estão previstas ações que diagnostiquem e minimizem dificuldades de aprendizagem devido a limitações físicas dos estudantes.

“Nós queremos discutir dentro do currículo da modalidade a questão do cuidado, do corpo, tanto na questão física quanto socioemocional”, afirmou o coordenador da CCEJAI, Ricardo Almeida.  

Além disso, a iniciativa possui o movimento de ir além do estado de saúde físico individual e alcançar o bem-estar coletivo através de uma consciência e aprendizado que partem da subjetividade do indivíduo.

A partir disso, o “Eu (me) cuido” vai propor trabalhos com sequência didáticas para melhor organização dos processos de ensino e de aprendizagem, assim como palestras com diversos profissionais, oficinas, assistência médica, entre outras atividades.

Estão previstos três momentos de socialização com abrangência maior a todo o público da EJAI da rede municipal de ensino da capital, conforme explica Ricardo Almeida.

“Estamos pensando em realizar uma trilha, com local ainda a ser definido, para fazer uma caminhada com eles, desbravar a natureza. Por fim, lá em dezembro, vamos finalizar o semestre com uma corrida simbólica com os jovens, adultos e idosos da rede municipal de ensino”, detalhou o coordenador geral da modalidade.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.