Estudantes vão participar da segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Nova etapa da competição vai contar com a participação de 27 alunos da Escola Municipal Pompeu Sarmento

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 06/10/2022 às 12:55
Estudantes vão participar da segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática
OBMEP envolve estudantes de toda a rede pública de ensino do país. Foto: Ascom Semed

Representando a Educação de Maceió, estudantes da rede pública municipal de ensino vão participar da segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no próximo sábado (08). Ao todo 27 alunos da escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, no Barro Duro, foram selecionados para essa nova etapa da competição.

Realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP envolve estudantes de toda a rede pública de ensino do país. A competição se torna uma ferramenta para incentivar os alunos a estudarem a matemática e desenvolverem suas aptidões na área de estudo.

A Escola Municipal Pompeu Sarmento é uma das instituições que participam tradicionalmente da Olimpíada. Na primeira fase da competição deste ano, 382 alunos participaram e desses, 27 foram classificados, sendo 12 dos 6º e 7º anos e 15 dos 8 e 9º anos.

Para essa nova etapa, os alunos têm se preparado respondendo questões das provas anteriores, como explica o professor de matemática, Geraldo Ferreira.

“Alguns alunos também participam de um projeto chamado OBMEP na escola, no qual eu sou o professor responsável por essa preparação. Além disso, temos as vídeo aulas através do canal no YouTube ‘G nos Números’, onde disponibilizo aulas sobre a OBMEP”, informou.

Professor de Matemática incentiva estudantes a participarem da OBMEP. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Professor de Matemática incentiva estudantes a participarem da OBMEP. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

A 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma oportunidade para os alunos colocarem à prova suas competências em matemática e para as escolas reforçarem a importância da disciplina. Para essa segunda fase, as expectativas são as mais positivas.

“Acredito que possamos ter um resultado muito bom esse ano, pois os alunos estão motivados para a realização da prova”, concluiu o professor Geraldo.

Histórico de sucesso

Em 2021, quatro alunos da rede municipal de ensino foram homenageados e receberam medalha de bronze da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia foi uma premiação voltada para as provas que ocorreram no ano de 2019.

Os alunos Alycia Gabriela da Escola Municipal Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro; Manoel Messias, da Escola Zumbi Dos Palmares, no Clima Bom e os estudantes Kayque Sadala e Kaue Sadala, da Escola José Haroldo Da Costa, ambas do Tabuleiro do Martins, foram os premiados com as medalhas de bronze da OBMEP.

Alunos premiados na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Foto: Ascom Semed
Alunos premiados na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Foto: Ascom Semed
SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.