Estudantes vão ao Rio de Janeiro e Recife conhecer Institutos de Matemática

Alunos foram premiados na Olimpíada de Matemática de Maceió

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 24/10/2022 às 13:12
Estudantes vão ao Rio de Janeiro e Recife conhecer Institutos de Matemática
Estudantes vão conhecer instituições científicas em outros estados. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Alunos da rede municipal de ensino de Maceió viajaram, nesta segunda-feira (24), ao Rio de Janeiro e ao Recife como premiação da Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), realizada em 2021. Dos quase 10 mil estudantes participantes, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) premiou os três melhores resultados com viagens com roteiro intelectual e cultural.

Maria Rita Lucas Gomes de Menezes, da Escola Municipal Pompeu Sarmento, do Barro Duro, conquistou o primeiro lugar geral. A aluna Evelyn Beatriz Rodrigues da Silva Santos, da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, do Tabuleiro, ficou em segundo lugar. Já o terceiro lugar ficou com o aluno da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV, na Cidade Universitária, Lucas Gomes de Menezes.

O primeiro lugar viajaria para Florianópolis para conhecer o instituto de robótica, mas a aluna não poderá ir. Já o segundo lugar está indo para o Rio de Janeiro onde vai poder conhecer o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). E o terceiro lugar vai para Recife conhecer alguns institutos locais relacionados à matemática.

A segunda colocada, Evelyn Santos, de 15 anos, do 9° ano, foi a medalhista de ouro da da OM². A jovem falou da expectativa para conhecer a capital fluminense.

“Estou muito feliz em ir ao Rio de Janeiro. Estou muito ansiosa para conhecer o BioParque de lá, onde tem vários animais, e também de conhecer o Instituto de Matemática”, afirmou a adolescente.

Lucas Gomes vai para Recife. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Lucas Gomes vai para Recife. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O jovem Lucas Gomes vai para Recife e contou o que mais está esperando da viagem. “Estou ansioso para andar de avião, conhecer uma cidade nova e passear bastante”, disse o terceiro colocado na OM².

Os alunos estão indo à viagem acompanhados de um responsável da escola e um técnico da Semed. Jaqueline Ávila é diretora da escola Jaime Miranda e vai acompanhar a aluna Evelyn Santos. A diretora escolar parabenizou a Prefeitura de Maceió pela iniciativa.

“Estamos contentes com essa proposta da OM², além de acompanhar a nossa aluna para o Rio de Janeiro em uma premiação incrível que a Prefeitura de Maceió honrou. A gente só tem a agradecer por todo esse empenho e por valorizar o estudante em seu contexto educacional”, afirmou.

Romário Araújo, técnico da Semed, Evelyn e Jaqueline Ávila. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Romário Araújo, técnico da Semed, Evelyn e Jaqueline Ávila. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A premiação ocorreu em dezembro de 2021. Na ocasião foram premiados 12 estudantes, os três melhores, nas quatro categorias da OM², com tablets, medalhas e certificados, além de 11 professores.

A competição foi dividida em quatro níveis, que levam em conta o ano que os estudantes estão inseridos no Ensino Fundamental. As fases são: Pontal da Barra (1º e 2º anos), Pajuçara (3º, 4° e 5º anos), Ponta Verde (6º e 7º anos) e Ipioca (8º e 9º anos). Todos os destaques da rede receberão medalhas e tablets na cerimônia.

Juliane Medeiros acompanhou o embarque dos alunos. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Juliane Medeiros acompanhou o embarque dos alunos. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A coordenadora do Ensino Fundamental, Juliane Medeiros, ressaltou a importância da concretização dessa premiação dos alunos.

“Essa premiação é uma consolidação dos resultados que conseguimos. Um terço das nossas escolas que possuem o Ensino Fundamental, das 90 unidades 30 participaram, porque ainda estávamos retornando da pandemia de Covid-19. E essa primeira edição foi muito boa, quase 10 mil estudantes participando”, pontuou.

“Conhecer alguns institutos de matemática, fazer passeios culturais pelas cidades ajuda no desenvolvimento desses estudantes. E que essa viagem instigue a eles a continuem nessa área da matemática ou em qualquer outra”, concluiu Juliane.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.