Estudantes relembram processo da xilogravura em atividade prática

Ação ocorreu na Escola Municipal Sérgio Luiz, na Chã de Jaqueira, e teve o objetivo de valorizar o regionalismo da arte e estimular o conhecimento sobre a Literatura de Cordel aos estudantes da EJAI

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 09/06/2022 às 13:04
Estudantes relembram processo da xilogravura em atividade prática
Trabalhos de xilogravura realizados por estudantes da Escola Municipal Sérgio Luiz, na Chã de Jaqueira. Foto: cortesia

Uma prática educativa tendo como base a xilogravura foi realizada nessa quarta-feira (8) na turma do 4º período da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), na Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga, localizada na Chã de Jaqueira. Os alunos participaram da atividade com o intuito de valorizar o regionalismo no qual estão inseridos e relembrar o processo de realizar a arte na literatura de cordel.

A escola atende a 313 alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º anos e o 101 do 1º segmento da EJAI, cujas turmas possuem estudantes de 15 a 60 anos.

Os alunos fizeram desenhos autorais de várias formas e assuntos. Foram representadas a vegetação árida do sertão, casas e personagens inspirados na vivência dos estudantes. embora a xilogravura seja feita em madeira talhada, as imagens foram reproduzidas utilizando o isopor como suporte.

José Adelmo é um dos estudantes que participaram da atividade. Ele fez um poema de cordel e declamou para toda a turma. Os trabalhos foram desenvolvidos com o auxílio da própria professora Wilaminni Suzan Feijó dos Santos Sampaio e das estagiárias, Rosineide Lins e Antônia dos Santos.

A ideia surgiu durante as aulas sobre literatura de cordel e suas características com a professora Wilaminni Suzan Feijó dos Santos Sampaio. Ela contou que a atividade foi uma espécie de finalização do assunto tratado em sala de aula. Para a professora, o cordel permite trabalhar áreas do conhecimento de forma integrada e auxilia na alfabetização de jovens e adultos, além de trabalhar o gênero textual de forma prática.

Professora da escola, Wilaminni Suzan Feijó dos Santos Sampaio, levou a ideia para a sala de aula. Foto: cortesia
Professora da escola, Wilaminni Suzan Feijó dos Santos Sampaio, levou a ideia para a sala de aula. Foto: cortesia

"Com o cordel podemos tratar do cotidiano de cada aluno, de nossa regionalidade, dando importância às memórias dos nossos alunos e demonstrando a importância com o que eles acreditam e vivenciam", disse.

Além disso, a professora também destacou a inclusão que a atividade incentiva entre todos os estudantes.

"Procuro trazer para os nossos estudos temas importantes para eles, quando as temáticas afetam a aprendizagem ocorre de forma prazerosa e mais leve, até porque os alunos adultos já vêm à escola de um dia corrido, muitos do trabalho, de afazeres domésticos, se não se sentirem aceitos, incluídos e se não houver escuta não conseguimos alcançar esses alunos", revelou.

Trabalho de xilogravura de um dos estudantes da turma da escola Sérgio Luiz, na Chã de Jaqueira. Foto: cortesia
Trabalho de xilogravura de um dos estudantes da turma da escola Sérgio Luiz, na Chã de Jaqueira. Foto: cortesia

A vice-diretora da escola, Maria Sandra Rodrigues, relatou que muitos alunos da turma é do interior do estado e, também por isso, a aprendizagem com a xilogravura se torna ainda mais significativa.

"É uma forma de valorizar a cultura nordestina. Muitos dos alunos vieram do interior, então há uma identificação muito grande do público da EJAI. É gratificante ver essas ações sendo desenvolvidas na escola", afirmou.

O coordenador-geral da EJAI, da Semed, Ricardo Almeida, acredita que a iniciativa motiva o conhecimento e desperta o interesse cultural dos alunos.

"É muito importante as escolas realizarem esse tipo de ação porque é através dessa arte que consegue representar nossa cultura, nossa identidade, principalmente o Nordeste. Essa atividade também promove a questão da leitura e da escrita, como também a reflexão sobre as artes, a produção artística", enfatizou.

Xilogravura

A xilogravura surgiu na cultura oriental. Segundo historiadores, essa arte foi criada pelos chineses e já era praticada desde o século seis. Nos séculos 18 e 19, a prática artística acabou ganhando destaque na Europa. No Brasil, a técnica da xilogravura chegou por intermédio dos portugueses. Foi a partir dessa arte que foi desenvolvida a Literatura de Cordel, que se popularizou em todo o país.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.