Estudantes recebem livros do projeto Somos Gênios Socioemocional
Iniciativa visa estimular a cognição dos estudantes para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, nesta quarta-feira (30), mais um lançamento do projeto Somos Gênios Socioemocional, na Escola Municipal Neide de Freitas França, localizada no bairro Ipioca. O objetivo da iniciativa é trabalhar as competências emocionais e sociais dos estudantes dentro da escola e fora dela, a fim de estimular a cognição e contribuir para o ensino em sala de aula.
Na ocasião, os alunos dos 4° e 5° anos participaram de uma atividade lúdica, que contou com apresentações culturais, como danças e jogos, cujo objetivo foi estimular a aprendizagem, bem como a identificação de emoções e representações de personagens decoloniais, sendo realizada pelo coordenador pedagógico da escola, Bruno Duarte.
A equipe técnica da Coordenação de Educação Socioemocional fez a entrega dos livros do projeto para os professores, estudantes e pais de alunos, que estavam presentes, enquanto outros funcionários da Semed realizaram uma dinâmica com os pequenos, a qual consistiu em apresentar alguns pontos do projeto e as principais habilidades socioemocionais, como o autocontrole, empatia, trabalho em equipe, entre outras.
"Hoje foi um dia maravilhoso, porque estavam presentes os pais, os alunos participaram muito, cooperarem, receberam os kits, teve apresentação, muita alegria, só temos a comemorar essa evolução. No geral, acredito que isso tudo vai contribuir positivamente", contou a diretora da unidade de ensino, Alessandra de Almeida.
Para as estudantes Erica Ferreira (4° ano) e Ruth Bento (5° ano), ambas de 11 anos, foi um dia de muita animação e troca de conhecimento. "Achei tudo legal. O que me chamou mais atenção foram as danças que o Bruno fez. Espero que esse projeto tenha continuidade", disse Ruth.
Já Erica contou que aprendeu muito sobre o autocontrole. "Entendi que na hora da raiva, a gente tem que ter controle. Gostei muito das brincadeiras que o Bruno fez naquela hora. Foi muito legal. Na minha cabeça veio que, de todas as escolas que estudei, essa foi a melhor. A gente não tinha música, só ficava no pátio", revelou.
Outros projetos da rede pública municipal de ensino também foram inaugurados na escola, como o Um por todos e todos por um e o Conquista Maceió.
A coordenadora de Educação Socioemocional da Semed, Cristiane Rocha, enfatizou que a ação é executada como projetos integradores, incentivando também a interdisciplinaridade.
"Todos os estudantes recebem livros com atividades lúdicas, intuitivas e dinâmicas sobre assuntos que tenham relação com essas habilidades cognitivas. Todas as escolas estão realizando esse projeto. Serão 20 aulas e o professor de cada aluno também recebe para trabalhar em sala de aula", explicou.
Haverá também um curso para os pais dos estudantes, que será ministrado por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais da Semed. Serão quatro encontros durante o ano.
"Está comprovado que as habilidades emocionais também interferem no desempenho escolar do aluno. Se a gente não traz um bem-estar para esses estudantes, a cognição fica afetada, o aprendizado fica afetado. Se a gente não trabalha essa questão, eles vão ter infrequência na escola. Essas competências são fundamentais para a presença da criança na escola", concluiu a coordenadora.
Gênio Socioemocional
O projeto Somos Gênios Socioemocional tem a finalidade de inserir atividades e dinâmicas que trabalham as competências e habilidades emocionais dos estudantes, tanto para auxiliá-los no ensino-aprendizagem, quanto na questão social em sala de aula e em casa, com a família.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.