Estudantes promovem noite de inovação e criatividade na Escola Municipal Cícera Lucimar
Núcleo de Inovação e Cultura Empreendedora visa estimular a criatividade, a colaboração e o protagonismo juvenil por meio de práticas empreendedoras

A Secretaria de Educação de Maceió realizou, na última terça-feira (23), na Escola Cícera Lucimar, uma noite marcada por inovação, criatividade e propostas inspiradoras durante a apresentação dos projetos aos profissionais mentores de empreendedorismo, promovida pelo Núcleo de Inovação e Cultura Empreendedora (Nice).
O evento tem como objetivo oferecer aos estudantes práticas empreendedoras estimulando a criatividade, a colaboração e o protagonismo jovem, por meio de desenvolvimento de projetos, formando uma nova geração de inovadores e empreendedores na rede pública municipal de ensino.
Os estudantes se organizaram em seis equipes e apresentaram ideias voltadas para a inovação e o impacto social, abordando as seguintes temáticas: Finanças para as Mulheres, Guerreiros (Cultura Alagoana), Instituto Multidisciplinar Neurodivergente, Turismo Inclusivo, Totem Mobi (Mobilidade Urbana) e Acessibilidade na Orla de Maceió.
A avaliação das propostas ficou a cargo de uma banca de mentores, formada por profissionais como Francisco Abud e Eliane Merten, do Centro Universitário Mario Pontes (UMJ), Monique Arruda, da Dupla Soluções, e Giovana Busato, do Sebrae.
Segundo os professores e mentores do Nice, Dilson Costa, Jefferson Simons e Josefa Kelly, os especialistas aproveitaram a oportunidade para oferecer feedbacks aos estudantes, ajudando-os a fortalecer seus projetos e a identificar novos caminhos para o desenvolvimento.
O coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Engenharia da Computação do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), Francisco Abud Nascimento, esteve presente como mentor na apresentação do Nice e comentou sobre a relevância da cultura empreendedora desenvolvida na Escola Cícera Lucimar.
Para ele, o trabalho realizado pelos estudantes é de grande importância. “Imagine ter pessoas da comunidade ao redor mostrando o design thinking, uma cultura em que se verifica as problemáticas sociais existentes nas comunidades e se busca trazer soluções, muitas vezes por meio da tecnologia. E, gente, que demonstração de conhecimento, que demonstração de cultura alagoana e que demonstração de inovação!”, disse.
O coordenador também destacou: “Esses alunos deram um show de pensamento futuro. Parabéns a todas as pessoas, ao município de Maceió e, principalmente, àqueles que estão conduzindo o projeto Nice.”
A fundadora da Dupla Soluções, Monique Arruda, destacou a importância da experiência proporcionada aos alunos. Segundo ela, foi possível observar como os jovens aplicaram os conhecimentos adquiridos sobre empreendedorismo.
“Nós vimos aqui o Pitch realizado pelos alunos e observamos algumas características que foram trabalhadas sobre o mapa de empatia, já trazendo o que eles vêm estudando, o que eles vêm aprendendo aqui sobre o empreendedorismo. Tudo aquilo que a gente acaba implementando no empreendedorismo de fato, e a gente está vendo essa vivência, essa experiência, foi super positivo ver isso acontecendo e ter esse resultado hoje”, afirmou.
Para a administradora e coordenadora do curso de Administração da UMJ, Eliane Merten, acompanhar a participação dos alunos foi uma experiência enriquecedora. Ela destacou que a iniciativa não apenas incentiva a inovação, mas também resgata elementos da cultura alagoana, como o Reisado e o Coco de Roda. “Os alunos estão de parabéns pela iniciativa”, pontuou.
A advogada e trainee do Sebrae Alagoas, Giovana Busato, elogiou a experiência de acompanhar os projetos empreendedores. Para ela, foi muito gratificante ser mentora dos jovens participantes.
“Foi muito legal ver como eles se desenvolveram e começaram a pensar no mapa da empatia para chegar até o cliente final”, afirmou. Giovana ressaltou a importância da conexão entre o Sebrae e projetos inovadores como esses e destacou que “o final desse projeto vai ser incrível”.
Experiência
A proposta de trabalho do Nice também foi elogiada por participantes das oficinas, como a aluna Maria Juliana.
“Participamos de várias oficinas sobre temas diversos, que abordaram empreendedorismo, cultura e finanças para mulheres. Fiquei encantada com cada tema. Os mentores nos avaliaram, deram apoio, sugestões e dicas para aprimorar as atividades e evoluirmos a cada aula. Estou muito feliz com o curso; aprendemos algo novo a cada encontro”, afirmou Juliana.
Éver Leão, aluno do curso Nice, teve a oportunidade de apresentar um projeto que considerou de grande relevância para a cidade. Segundo ele, vários mentores participaram do evento, dando opiniões, observando o trabalho e contribuindo para que a iniciativa evolua. “Isso nos motivou a focar ainda mais no nosso projeto”, disse Éver, destacando que seu time já começou a elaborar melhorias para tornar o trabalho cada vez mais importante.
Ele ressaltou que todo o momento foi crucial para a colaboração entre os alunos. “Ajudamos e colaboramos de forma mútua e crescemos juntos, não de forma pessoal, mas de forma coletiva”, afirmou.
Para Éver, a experiência tem sido de grande valia não apenas para sua equipe, mas também para todos os alunos do Nice, fortalecendo o aprendizado e o trabalho em equipe.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.