Estudantes participam roteiro cultural com viagem a Recife e Rio de Janeiro

Passeio foi a premiação dos primeiros colocados da Olimpíada de Matemática de Maceió

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 28/10/2022 às 13:19
Estudantes participam roteiro cultural com viagem a Recife e Rio de Janeiro
Premiados na Olimpíada de Matemática de Maceió. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Como forma de premiação pela Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), realizada em 2021, os alunos de duas unidades de ensino da rede pública municipal de ensino viajaram para conhecer dois institutos de matemática, um no Rio de Janeiro e o outro em Recife. A viagem ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro, com os alunos das escolas municipais Jaime Amorim Miranda (Tabuleiro) e Luiz Pedro da Silva IV (Cidade Universitária).

A viagem contou com um roteiro cultural. Em Recife, o aluno Lucas Gomes, vencedor do terceiro lugar da Olimpíada, conheceu a Universidade Federal de Pernambuco, no departamento de Matemática. O estudante foi acompanhado da professora Vânia Ramires, e juntos visitaram outros pontos turísticos da cidade, como o zoológico Dois Irmãos, o museu Ricardo Renan e o Marco Zero na capital pernambucana.

Para Lucas, a experiência com a viagem foi uma das melhores. “Superou minhas expectativas, conheci uma cidade maravilhosa, o Shopping de Recife e o zoológico também. No instituto de matemática vi muitos alunos e isso me motivou a estudar cada vez mais”, explicou o vencedor pela Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV.

Aluno foi medalhista de bronze na Olímpiada. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Aluno foi medalhista de bronze na Olímpiada. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A professora Vânia conta que a viagem proporcionou conhecer as riquezas culturais do estado. “Todo o tempo nós procuramos aproveitar para que Lucas conhecesse um pouquinho Recife, a cidade, a história, como também o Instituto de Matemática. Foi um momento de conhecer a história e riqueza cultural de pernambuco”, comentou.

Já a passagem pelo Rio de Janeiro contou com visita ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada, onde a aluna Evelyn Santos, medalhista de prata da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, foi recebida pela coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Cláudia Vasconcelos.

“O instituto é bem grande e bonito. Tem uma biblioteca maravilhosa, salas de pessoas que ganharam a medalha field, nas salas da diretoria tem uma parte que fala sobre a história do instituto. Gostei bastante da biblioteca, do auditório e fiquei bastante motivada a estudar e me dedicar mais ainda”, relatou Evelyn.

Romário Araújo, técnico da Semed, Evelyn e Jaqueline Ávila, diretora da escola. Foto: cortesia
Romário Araújo, técnico da Semed, Evelyn e Jaqueline Ávila, diretora da escola. Foto: cortesia

Além do instituto, a estudante visitou o BioParque e o Shopping do Rio de Janeiro. Evelyn viajou acompanhada da diretora da escola Jaime Miranda, Jaqueline Ávila, e do técnico da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), Romario Araújo.

“Foi uma experiência divertida e legal. Gostei bastante do BioParque, lá tem muitas árvores. Supriu todas as minhas expectativas, é um ótimo lugar e tem muitas coisas bonitas”, finalizou a estudante.

Evelyn Santos, madalhista de prata na Olímpiada. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Evelyn Santos, madalhista de prata na Olímpiada. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Premiados na Olimpíada de Matemática de Maceió

A premiação ocorreu em dezembro de 2021. Na ocasião foram premiados 12 estudantes, os três melhores, nas quatro categorias da OM², com tablets, medalhas e certificados, além de 11 professores.

A competição foi dividida em quatro níveis, que levam em conta o ano em que os estudantes estão inseridos no Ensino Fundamental. As fases são: Pontal da Barra (1º e 2º anos), Pajuçara (3º, 4° e 5º anos), Ponta Verde (6º e 7º anos) e Ipioca (8º e 9º anos). Todos os destaques da rede receberão medalhas e tablets na cerimônia.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.