Estudantes participam de palestra sobre inclusão no ambiente escolar

Palestra aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Arthur Vieira/ Ascom Semed 21/09/2023 às 16:40
Estudantes participam de palestra sobre inclusão no ambiente escolar
Estudantes discutiram sobre inclusão no ambiente escolar.Foto: Mariel Matias

Cerca de 100 alunos da Escola Municipal Pedro Barbosa Junior, localizada no bairro da Cruz das Almas, participaram, nesta quinta-feira (21), de uma palestra sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Aprendendo sobre as diferenças, os alunos vivenciaram dinâmicas que acentuam a importância das características individuais e se divertiram cantando a música "Normal é ser diferente".

Segundo Tânia Vasconcelos, técnica do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Swemed), o momento foi de conscientização e aprendizagem. “A palestra foi pensada para conscientizar os alunos sobre o respeito às diferenças e particularidades de cada indivíduo", comentou.

De acordo com Silvana Alcântara, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que organizou o encontro em parceria com a Semed, os estudantes interagiram, fazendo perguntas e compartilhando o que aprenderam. "O intuito da palestra foi fazer com que a comunidade escolar reflita sobre a inclusão de estudantes com deficiência e possam acolher, com todo o respeito, os diversos alunos", disse. "A inclusão dos estudantes com deficiência é um direito que tem sido respeitado e acolhido com todo cuidado e amparo", acrescentou Silvana.

De acordo com Jamille Vitória, aluna do 2º ano, as diferenças fortalecem os vínculos que tem com seus colegas da escola. "Aprendi que não devemos julgar o coleguinha por ser diferente, já que as nossas diferenças são o que nos torna únicos. É por isso que eu gosto tanto dos meus colegas", afirmou.

A psicóloga Juliana Magalhães, que trabalha na Escola Pedro Barbosa, conta que 8% dos alunos da escola possuem alguma deficiência. "Iniciamos em dezembro o trabalho de identificar e encaminhar para atendimento médico os estudantes em que os professores percebiam algum tipo de dificuldade", disse. Ela destacou, ainda, que a escola conta com acompanhantes terapêuticos para os alunos que necessitam de um cuidado específico.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.