Estudantes participam de palestra sobre empreendedorismo

Ação visa fomentar comportamento empreendedor na escola

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 14/09/2022 às 13:04
Estudantes participam de palestra sobre empreendedorismo
Cerca de 60 alunos participaram da palestra. Foto: cortesia

Os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Professor Lenilto Alves, localizada no Jacintinho, foram inseridos no mundo do empreendedorismo na segunda-feira (12), quando participaram de uma palestra sobre o tema, da qual participaram cerca de 60 estudantes.

A palestra que ocorreu na unidade escolar foi ministrada pelo consultor do Sebrae/AL, Robson Lima. Ele abordou o tema de forma didática e atrativa para o público estudantil. Na oportunidade, os alunos conheceram alguns conceitos de empreendedorismo e de educação financeira.

A articuladora da educação empreendedora e técnica da EJAI, Magda Matos de Oliveira, explicou que o curso possibilita ao estudante buscar novos caminhos e oportunidades.

“Os alunos iniciaram de forma tímida, mas no decorrer do curso já estavam bastante desenvoltos e muito satisfeitos com a abordagem aplicada. Ele começa a enxergar as suas potencialidades que muitas vezes estão suprimidas pela falta de autoconfiança”, revelou.

A analista do Sebrae-AL pontuou que a proposta é capacitar toda a rede de alunos da EJAI na metodologia de Projeto de Vida, Empreendedorismo e Finanças.

Analista do Sebrae/AL, Luciana Gomes, destacou comportamento empreendedor dos alunos . Foto: arquivo pessoal
Analista do Sebrae/AL, Luciana Gomes, destacou comportamento empreendedor dos alunos . Foto: arquivo pessoal

“O mais importante é desenvolver habilidades e competências empreendedoras que podem facilmente serem aprendidas para desenvolverem uma mentalidade empreendedora, com mais autonomia e protagonismo em suas vidas. E isso amplia horizontes e muda vidas”, informou.

Cursos de empreendedorismo

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sebrae Alagoas estão ofertando oficinas de empreendedorismo para professores e estudantes da rede municipal de ensino. O convênio, com duração de dois anos, deve atingir e capacitar cerca de nove mil estudantes e três mil professores do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

O objetivo da parceria é buscar desenvolver uma educação, mentalidade empreendedora nos alunos e nos professores também, não só em relação a negócios, como abrir ou administrar sua própria empresa, bem como para a sua vida, traçando estratégias e inovações.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.