Estudantes participam de palestra sobre divulgação científica com astrônoma infantil

Momento finalizou o Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed 21/10/2022 às 09:56
Estudantes participam de palestra sobre divulgação científica com astrônoma infantil
Palestra com a temática ‘Divulgação científica como ferramenta para transformação social’, com a astrônoma mirim, Nicolinha, e a doutoranda em Diversidade biológica, Caroline Azevedo. Foto: Pedro Farias.

Mais de 1.000 alunos da rede expandiram seus conhecimentos sobre ciências e tecnologia no Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica (Sinpete), entre os dias 18 e 20 de outubro. O último dia de evento, que aconteceu na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contou com palestra da astrônoma mirim, Nicole Simião, conhecida por Nicolinha, e foi prestigiado pelo secretário de Educação, José Neto, e pela secretária-adjunta e professora, Emília Caldas.

Durante a manhã da quinta-feira (20), os alunos entre os 5º e 8º anos das escolas Hévia Valéria, Denisson Menezes, Arnon de Melo e José Aroldo da Costa participaram de shows de química, física e astronomia, assistiram a apresentação de robótica, planetário com sistema solar, entre outras demonstrações científicas e tecnológicas.

A aluna da escola Hévia Valéria, Janine Vitória, contou que teve uma experiência positiva com o evento. “Gostei muito e me incentivou bastante, antes eu não pensava muito sobre ciências e esses assuntos, mas agora isso mudou”, comentou.

A aluna da escola Hévia Valéria, Janine Vitória. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed
A aluna da escola Hévia Valéria, Janine Vitória. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), foi uma das parceiras da Ufal no evento de tecnologia, como explicou o secretário da Educação, José Neto. “É uma parceria da Semed junto a Ufal onde pudemos trazer nossos alunos para apresentar seus projetos de tecnologia e de desenvolvimento sustentável. É um momento ímpar para os estudantes e trouxemos também outros alunos da rede para conhecer o simpósio. É um momento muito gratificante para nossa Secretaria”, reforçou Neto.

O secretário de Educação, José Neto, prestigiou o evento. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed
O secretário de Educação, José Neto, prestigiou o evento. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed

No parte da tarde foi a vez dos alunos das escolas Pompeu Sarmento e Manoel Pedro conhecerem o simpósio. Os estudantes participaram de uma palestra com a temática ‘Divulgação científica como ferramenta para transformação social’, com a astrônoma mirim, Nicolinha, e a doutoranda em Diversidade biológica, Caroline Azevedo.

Carol apresentou um projeto ambiental voltado para as crianças, com desenho animado, livros e cartilhas que instigou a participação dos estudantes. “Nós adaptamos todo um conteúdo científico e regional, junto com a parte cultural alagoana para ensinar um pouco sobre a conservação do meio ambiente. Nossa intenção é fazer com que as crianças, e como consequência as pessoas a sua volta, se sintam pertencentes ao ambiente natural de maneira que eles sintam o engajamento natural de querer preservar a natureza”, comentou a doutoranda.

Os alunos ficaram impressionados com a astrônoma, Nicole Semião, a Nicolinha, que aos 9 anos já ganhou diversos títulos e descobriu 35 asteroides. O aluno Anthony Gabriel, do 6º ano da escola Manoel Pedro, ficou feliz e instigado em poder conhecer uma criança engajada nos estudos como a Nicolinha.

Aluno Anthony Gabriel, do 6º ano da escola Manoel Pedro. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed
Aluno Anthony Gabriel, do 6º ano da escola Manoel Pedro. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

“Achei muito legal, ela é a mais nova astrônoma do mundo e é uma criança. Geralmente as crianças não conseguem isso que ela conseguiu. A Nicolinha descobriu 35 asteróides, fiquei muito impressionado, para uma criança ter a capacidade de conseguir tudo isso é muito difícil”, finalizou Anthony.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.