Estudantes participam de cursos profissionalizantes na Escola Selma Bandeira, no Benedito Bentes

Cursos de garçom, garçonete e camareira foram oferecidos em parceria com entidade sindical

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 14/10/2022 às 12:32
Estudantes participam de cursos profissionalizantes na Escola Selma Bandeira, no Benedito Bentes
Estudantes da EJAI da Escola Selma Bandeira participam de cursos profissionalizantes de garçom, garçonete e camareira. Foto: cortesia

Os estudantes do 5º ao 9º ano da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Selma Bandeira, localizada no Benedito Bentes, participaram de cursos profissionalizantes de garçom, garçonete e camareira. A iniciativa é fruto do projeto de capacitação e requalificação profissional em parceria com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL) e a Secretaria de Educação de Maceió (Semed). O objetivo é incentivar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho em profissões que estão ligadas ao setor turístico.

Os cursos foram realizados durante toda a semana, com aulas teóricas e a apresentação da proposta, sobre a funcionalidade das profissões, o mercado de trabalho em Maceió e no estado, as características e a importância do garçom e dos camareiros para o turismo e o trabalho em hotéis. Todo o material didático, apostilas e alimentação foram cedidos pelo SINDHAL.

Houve também aulas práticas em que os estudantes vivenciaram as atividades feitas no cotidiano das profissões.

A iniciativa foi da própria escola, com apoio da Semed. Participaram 40 estudantes, 20 para cada curso, e foram selecionados conforme as escolhas e interesses profissionais. As formações foram feitas por profissionais que trabalham em hotéis alagoanos. A previsão é de que mais escolas também participem e mais cursos sejam oferecidos, como de construção civil, turismo e idiomas.

Para o coordenador pedagógico da escola, Para Adson Costa, o projeto promove conhecimento e traz experiências de mercado de profissionais renomados no campo da hotelaria.

"Acredito que o projeto proporcionou uma oportunidade de crescimento pessoal, profissional e pessoal. Ações como essas mostram qual é o caminho que nossos estudantes devem seguir. São cursos simples, de interesse dos nossos alunos. A partir do momento que eles têm acesso a esse campo de trabalho e eles veem que tem uma grande quantidade de profissionais na área, isso contribui bastante para o que eles querem para a vida", revelou.

Maxwell da Silva Santos participou do curso de garçom. Foto: cortesia
Maxwell da Silva Santos participou do curso de garçom. Foto: cortesia

Maxwell da Silva Santos é estudante da EJAI da escola Selma Bandeira e participa do curso de garçom. Ele contou que está gostando das atividades e dos professores, e que faz o curso para se aperfeiçoar.

"Trabalho com festa, aniversário, casamento, e com o que precisar se me chamarem. Só que a minha área é de serviços gerais em escolas, secretarias, empresas, mas o curso está sendo também importante para mim, pois estou estudando para me aperfeiçoar. Estou gostando muito. Graças a Deus o estudo de garçom e camareira ou camareiro está uma beleza. Os professores são ótimos", ressaltou.

Coordenador-geral da EJAI da Semed, Ricardo Almeida, diz que ficou feliz com a iniciativa da escola. Foto: Ascom Semed
Coordenador-geral da EJAI da Semed, Ricardo Almeida, diz que ficou feliz com a iniciativa da escola. Foto: Ascom Semed

O coordenador-geral da EJAI, Ricardo Almeida, pontuou que a iniciativa da escola em buscar parceiros para promover cursos foi importante.

"Os cursos foram realizados de acordo com o interesse e necessidade da escola. A coordenação achou relevante a iniciativa da unidade em buscar apoio. A escola não pode andar só, então, a gente precisa de parceiros que venham contribuir com a formação de nossos estudantes, até porque hoje em dia trabalhamos com a formação integral do sujeito, tanto nos aspectos cognitivos, como também socioemocionais e questões trabalhistas. Espero que os parceiros sejam sempre presentes na vida das nossas escolas", afirmou.

A finalização do curso será na segunda-feira (17), com uma visita técnica em um hotel de Maceió. Todos os participantes vão exercer as ações no local como uma forma de avaliação. Ao final dos cursos, todos os estudantes receberão certificado.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.