Estudantes homenageiam grupo de baianas do Pontal da Barra
Alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles participam da 4ª edição do Tecendo Redes e Saberes

Estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra, vivenciaram nesta quarta-feira (19), um dia de aula diferente. Com muita música, cultura e cores, a 4ª edição do Tecendo Redes e Saberes homenageou as baianas do Pontal da Barra. A iniciativa também visa promover a valorização do patrimônio cultural do bordado filé, que é uma tradição no bairro.
Voltada para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, o projeto também capacita os estudantes nas técnicas do bordado filé, incentiva habilidades empreendedoras e valoriza a cultura para fortalecer a economia local.
Na ocasião, os estudantes expuseram nos muros da escola os trabalhos desenvolvidos sobre as baianas, bem como se apresentaram com recitação de poemas e danças. Por fim, foi entregue às baianas do bairro certificados de homenagens.
Para o professor e idealizador do projeto, Dilson Costa, a iniciativa mantém viva a memória dos folguedos dentro das escolas da rede pública municipal de ensino. “O projeto quer conectar a comunidade, a escola, e a cultura local. A gente quer ter momentos especiais, de fazer conexões e de criar um memorial cultural aqui na escola. Então, hoje a gente está comemorando e celebrando a vidas das baianas, para que a gente possa conhecer mais a vida desses mestres e desses folguedos”, pontuou.
Rendeira e mestra das baianas do Pontal, Dona Lucy, como é conhecida na comunidade, disse que a experiência com os alunos é muito importante para manter o folguedo vivo. “Ser baiana do Pontal é ser feliz. Ficamos cantando para ser alegres. Aqui do jeito que eu sou, a mestra das baianas, a professora Cristina é a mestra dessa escola linda”, afirmou.
A diretora da Silvestre Péricles, Cristina Albuquerque, destacou a importância do projeto para toda a comunidade escolar, em especial os estudantes. “Fazemos de tudo para que nossos alunos conheçam a cultura local e valorizem. E, através disso, os professores trabalham as produções textuais, além da cultura”, explicou
O projeto
O Tecendo Redes já existe desde 2018 e teve início com a Educação de Jovens Adultos e Idosos (Ejai) da rede pública municipal de ensino. A princípio, sendo chamado de Pontal Empreende e com o passar do tempo passou a ser designado de Tecendo Redes e Saberes, Conectando Escola e Comunidade.
A iniciativa conta com a parceria da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, que fornece o material e oficineiros para a realização da Oficina de Rede na Escola.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.