Estudantes expõem trabalhos em feira de ciências sobre sustentabilidade e preservação ambiental

2ª edição da Feira de Inovação, Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade foi realizada na Escola Municipal Rui Palmeira

Jamerson Soares/Ascom Semed 29/09/2023 às 15:00
Estudantes expõem trabalhos em feira de ciências sobre sustentabilidade e preservação ambiental
Cada turma ficou com uma temática e apresentou os trabalhos que foram realizados em sala de aula. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

Estudantes do 1º ao 5º anos da Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no Vergel do Lago, em Maceió, participaram, nesta sexta-feira (29), da 2ª edição da Feira de Inovação, Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade. Com o tema "Sustentabilidade é o equilíbrio para a humanidade", as crianças apresentaram trabalhos criativos que foram desenvolvidos em sala de aula.

Cada turma ficou com uma temática. Os 1º anos promoveram uma exposição, fizeram dinâmicas e criaram jogos educativos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. Os 2º, 3º e 4º anos mostraram as diferentes formas de reaproveitar as cascas de frutas, sementes e de reutilizar retalhos e cores para construir peças de roupa ou domésticas. Tudo foi feito com a ajuda e o direcionamento das professoras.

Já os 5º anos ficaram com o tema "Transformar para aproveitar", abordando a reutilização de materiais recicláveis para criar jogos pedagógicos, tendo como base alguns assuntos de matemática e raciocínio lógico.

Para a diretora da escola, Vânia Cavalcante, o momento foi de conhecimento, trazendo como resultado toda aprendizagem adquirida nas pesquisas.

"Esse tema é muito atual. Trouxe uma oportunidade para as crianças ter uma compreensão sobre uma rentabilidade financeira concomitante à preservação do meio ambiente onde elas vivem. Elas também puderam ter mais uma noção sobre o reaproveitamento do lixo, como sucata, papelão e tampa de garrafa pet", disse a diretora.

Na feira, também teve encenação da boneca Emília, personagem do escritor Monteiro Lobato, que foi interpretada por uma aluna da escola. Um saxofonista também embalou a todos com muita música durante o evento.

"Todo esse momento para os educadores foi um pouco desafiador, mas, para as crianças, foi muito prazeroso, porque elas tiveram a oportunidade de aprender a cuidar do nossos planeta através do reaproveitamento de tecidos, das coisas que a gente acha que é lixo. É lixo para alguns e também pode ser um tesouro para outros. Foi muito legal", afirmou a professora do 3º ano da escola, Patrícia Monteiro.

Os estudantes Jôy Maria Vitória Silva e Luiz Fernando Santiago, de 11 anos, são do 4º e 5º anos, respectivamente. Para eles, foi uma experiência agregadora e marcante que pretendem levar para a vida toda.

"Aprendi toda a experiência com a professora Ladijelma. Ela é muito querida por todos os alunos. A gente falou sobre as sementes, o que pode ser feito com elas, o reaproveitamento. Foi a minha primeira vez, foi muito legal, aprendi muita coisa", contou Maria Vitória.

"Participei da exposição dos jogos. A gente falou sobre fração, adição, subtração e sustentabilidade. Durante o processo, estudamos figuras geométricas, cubos e aprendemos a tabuada toda", disse Luiz.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.