Estudantes encerram ciclo com festa de formatura em escola da rede municipal

Cerca de 100 estudantes dos 5º anos da Escola Manoel Pedro se reuniram para se despedirem de sua segunda casa

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed 17/12/2021 às 14:44
Estudantes encerram ciclo com festa de formatura em escola da rede municipal
Quatro turmas do 5º ano da escola se formaram em 2021. Foto: Leonardo André / Ascom Semed

Os estudantes dos quintos anos da Escola Municipal Manoel Pedro dos Santos, no Santos Dummont, participaram de uma cerimônia de formatura nesta sexta-feira (17). Na ocasião, os pequenos puderam se despedir de seus colegas e do que foi, por muitos anos, a sua segunda casa. Cerca de 100 estudantes de quatro turmas fizeram parte do momento, que teve homenagens, apresentações culturais e muita celebração.

Uma das estudantes que se despediram da escola foi Clara Daisy Rego, que disse ter ficado muito feliz com a festa. “Tá linda, vou sentir muita falta da escola e essa foi a melhor festa que eu já vi na minha vida”, conta. Clara participou da apresentação de sua turma do 5º ano, após muito ensaio com sua professora e colegas.

Orgulhosa, a sua mãe, Ariane Souza, assistia a apresentação de sua filha da plateia: maior que a dedicação para a apresentação foi a dedicação nos seus cinco anos de Ensino Fundamental. “Estamos todos na emoção em casa, e com essa cerimônia linda marcando o momento ficamos mais ainda. Raramente você vê uma celebração dessa para encerrar a etapa”, diz.

Nataniel Rodrigues da Silva, que estuda há meia década na Escola Manoel Pedro, aprovou a festa e as homenagens. “Eu tive muitos amigos aqui, a gente passa muito tempo dentro da escola e termina criando uma amizade verdadeira. Os professores são muitos queridos, todos os alunos amam”, relata.

A organização da festa contou com o empenho de todos os funcionários da escola, que tem a tradição de realizar a formatura dos estudantes. A diretora Jarlise da Hora destacou a importância de retomar a tradição após a ausência no ano de 2020, marcado pelo recrudescimento da pandemia de Covid-19. “Fizemos de tudo para reunir todos nesse evento, afinal essa é a despedida desses 103 estudantes daqui da escola para o Fundamental II”, sublinha.

Diretora da escola Manoel Pedro, Jarlise da Hora. Foto: Leonardo André / Ascom Semed
Diretora da escola Manoel Pedro, Jarlise da Hora. Foto: Leonardo André / Ascom Semed

Por toda a decoração da festa, o tema “Era uma vez...” marcava presença. Se tratava de uma homenagem ao professor José Rocha, que lecionava música na escola e costumava entoar a canção de Kell Smith pelos corredores da escola. Atualmente em outro estado em busca de tratamento médico, ele foi homenageado pelos professores, que relembraram a canção junto aos alunos.

“Essa é a primeira formatura que ele não vai estar presente, então decidimos homenageá-lo com essa música. Foram mais de dez anos de serviço aqui na escola e faremos o contrário: antes ele cantava para a gente e, agora, cantaremos para ele”, pondera a diretora, emocionada.

Quem também recebeu homenagem foi o professor Genauro Roberto da Silva, que dá aula no Ensino Fundamental e na Educação Especial da Escola Manoel Pedro. Querido por todos os estudantes, é um dos mais antigos servidores da unidade. A professora Elane Regina, que deu aula por quatro anos da escola antes de se afastar, deve retornar no próximo ano e foi recebida com aplausos pelos estudantes.

“É muito bom voltar para essa casa que me abraçou com tanta gratidão. Eu fico toda arrepiada em fazer parte desse momento, todos esses corredores são repletos de lembrança e felicidade para mim”, relembra a professora.

Marcar o fim desta etapa da vida dos estudantes é importante para impulsionar eles a seguirem na sala de aula, segundo avalia a professora Maria José Mendonça. “Eu sempre defendo que essa primeira parte do Ensino Fundamental é a base, aqui onde o aluno determina se vai seguir na escola ou não. Por mais que haja dificuldades no futuro, se eles tiverem esse incentivo em si mesmo lá na frente eles retomam”, pondera.

Com emoção, ela resume o ciclo de afetos que marcam a profissão: “Todo ano é assim. A gente marca a vida deles e eles marcam as nossas, e chega a despedida”, conclui.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.