Estudantes do ensino de jovens, adultos e idosos constroem paródias carnavalescas com temas sociais

Marchinhas abordam questões como o fim da violência contra a mulher, a importância da educação e da saúde mental

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 15/02/2023 às 15:47
Estudantes do ensino de jovens, adultos e idosos constroem paródias carnavalescas com temas sociais
Estudantes criam paródias de carnaval com temas sociais. Foto: Ascom Semed

Entrando no clima do Carnaval, os alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola José Correia Costa, localizada no bairro Serraria, elaboraram paródias de marchinhas com temas atuais e pertinentes para a sociedade. Os estudantes gravaram as paródias em sala de aula, participando de um momento lúdico exercitando a criatividade. 

Os alunos estudaram o gênero das marchinhas entendendo a estrutura, o contexto social, político e cultural das músicas até chegarem ao momento de culminância.

Os temas trazidos foram o fim da violência contra a mulher, importância da saúde mental e da EJAI como mostra abaixa, a letra elaborada pela turma.

Ô estudante porquê estais tão triste/Mas o que foi que te aconteceu/Eu desisti por conta do trabalho/Tentei estudar, mas a hora não deu/Vem estudante, volte a estudar/Não fique triste que a Ejai apareceu/Quem voltou a estudar/Nessa vida já venceu

A partir deste contato com reflexões sobre a sociedade através da música, os estudantes puderam pensar e articular sobre questões importantes, adquirindo mais repertório cultural, como explica o professor Danyel Maxwel.

“A gente percebe a importância da música no processo de formação dos nossos alunos para desenvolver a sensibilidade, a percepção estética, o olhar crítico e histórico acerca de tudo que é produto cultural em nossa realidade”, explicou.

O professor destacou a motivação que o projeto trouxe aos alunos. “Eu fiquei imensamente feliz com o resultado e o processo se deu pela conquista. Começou com apenas uma turma realizando a marchinha, gravamos o áudio, em seguida o vídeo, e isso motivou as outras turmas”, revelou.

Os alunos que participaram aproveitaram a experiência para ter um momento diferenciado na rotina escolar, se divertindo com a proposta do exercício em grupo, como conta a aluna Rosemilda Soares, 49 anos.

“Todos gostamos muito de participar desse projeto e foi muito bom ter a oportunidade de ter esse momento divertido e de aprendizado. Tivemos muito apoio dos nossos professores e ficamos orgulhosos do resultado”, relatou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.