Estudantes de Núcleo de Inovação da Semed participam de oficina sobre modelo de negócio
Participantes aprendem a transformar idéias em projetos sustentáveis e inovadores
O Núcleo de Inovação e Cultura Empreendedora (Nice), da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), promoveu mais uma etapa de formação voltada ao empreendedorismo estudantil, em parceria com o Sebrae Alagoas. A oficina, realizada na última terça-feira (4), no Sebrae Lab, reuniu estudantes e professores mentores para uma imersão no Modelo de Negócio Canvas, ferramenta essencial para estruturar ideias e transformá-las em projetos sustentáveis e inovadores.
O encontro foi conduzido pelos analistas Maysa Vieira, Ingrid Laís e Janu Vieira, do Sebrae Alagoas, e teve como foco o desenvolvimento de competências ligadas à proposta de valor, relacionamento com clientes, parcerias estratégicas, recursos e atividades essenciais, estrutura de custos e fontes de receita.
Participaram da atividade os seis times do Nice: Finanças para Mulheres (Finança Delas), Turismo Inclusivo, Totem Mobi Mobilidade Urbana, Orla Mais Inclusiva e Instituto Multidisciplinar Happy Kids. Cada grupo teve a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos à realidade de seus projetos, fortalecendo o pensamento estratégico e a visão empreendedora.
A estudante Emanoelly Azevedo, integrante do time Finança Delas, destacou o impacto da oficina na consolidação do projeto. “Foi uma experiência extremamente enriquecedora. Aprender sobre o modelo Canvas ampliou muito minha visão sobre planejamento e estruturação de projetos. Saímos com uma visão mais concreta e direcionada sobre como colocar em ação tudo o que idealizamos”, contou.
Os professores mentores, Dilson Costa e Jeferson Simons, ressaltaram a importância da atividade no processo de formação dos estudantes. Segundo o professor Dilson, o momento representa “um diferencial para os times, que agora constroem seus modelos de negócio com base nas ideias desenvolvidas nas etapas anteriores”, comentou.
Ele ainda afirmou que o grupo seguirá aprofundando o aprendizado para elaborar novos pitches dentro das propostas estruturadas. Para o professor Jeferson Simons, a noite foi de grande aprendizado. “Os nossos estudantes conheceram uma das ferramentas mais importantes na área de inovação e cultura empreendedora, o Canvas. Eles praticaram, refletiram e saíram com novas perspectivas. São experiências como essa que contribuem para o desenvolvimento e crescimento dos nossos alunos”, frisou.
A ação reforça a parceria entre a Semed, por meio do Nice, e o Sebrae Alagoas, que unem esforços para fortalecer o protagonismo estudantil e fomentar o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. “A secretaria agradece à equipe do Sebrae pela dedicação e competência, que resultaram em mais um encontro inspirador e produtivo”, destacou a organização do Nice.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.