Estudantes de escolas municipais prosseguem visitações à exposição Van Gogh

Alguns alunos contaram que foi a primeira vez que visitaram uma mostra de arte

Jamerson Soares/Ascom Semed 12/12/2023 às 15:00
Estudantes de escolas municipais prosseguem visitações à exposição Van Gogh
Estudantes da Escola Silvestre Péricles prestigiam vida e obra de Van Gogh. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Dezenas de estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra, prestigiaram a exposição Van Gogh Live 8k, nesta terça-feira (12), no Parque Shopping, em Cruz das Almas. Promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a visitação gratuita de mais de seis mil alunos e quatro mil professores da rede pública municipal de ensino começou em outubro e prossegue até o dia 20 de dezembro.

A professora da escola, Alcione Arsênio dos Santos, acompanhou a turma junto a mais duas servidoras. Ela contou que ficou emocionada por ter levado os alunos para a exposição. "Foi maravilhoso, uma visão maravilhosa. A gente viajou no mundo da arte. Para mim, como professora, foi relevante chegar pertinho do artista, que foi grandioso e sempre será. Antes dele ser um artista e pintor, ele foi uma pessoa simples. Estou muito emocionada e os alunos também ficaram, porque puderam ver esse mundo extenso que é a vida e obra de Van Gogh", contou.

Era perceptível a empolgação e emoção dos estudantes ao passar pela história e pelas obras do artista, como a Sala dos Girassóis, Noite Estrelada e um autorretrato interativo de Van Gogh. Uma réplica do quarto onde ele morava também estava exposta no local.

Os alunos ficaram deslumbrados. Um deles ficou surpreso e dançou no meio de uma sala de projeção, encantado com as pinturas flutuando nas paredes da instalação, sob o som da voz da atriz brasileira Fernanda Montenegro.

A estudante Anny Caroline Cavalcante, 13 anos, revelou que foi a primeira vez que visitou uma exposição de arte. "Durante as aulas na escola, a professora de artes pediu para a gente desenhar as obras 'Noite Estrelada' e 'Jarro de Girassol'. Eu não imaginava que veria de perto essas obras que vi só pelo papel. A parte que mais me encantou foi a sala dos girassóis, é muito perfeito. É a primeira vez que venho a uma exposição e foi uma experiência muito especial", disse.

Já o aluno Isaac Raniel Vital, 13 anos, disse que só via as obras do artista pela internet e na escola e se encantou com tudo do local. "Ver isso de perto é indescritível, foi maravilhoso. Eu nunca vi algo tão belo como hoje. Aqui a obra que eu mais gostei de ver foi a 'Noite Estrelada'. A história dele e as obras me encantaram, pena que ele só veio ter reconhecimento depois de sua morte", comentou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.