Estudantes de escolas municipais produzem trabalhos científicos voltados para a sustentabilidade

Unidades de ensino realizaram jornada científica nesta sexta-feira (26)

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 26/05/2023 às 15:47
Estudantes de escolas municipais produzem trabalhos científicos voltados para a sustentabilidade
Jornada científica incentiva estudantes a preservar meio ambiente. Foto: Cortesia

Três unidades educacionais da rede pública municipal de ensino estimularam os estudantes a fazer pesquisas científicas voltadas para o tema da sustentabilidade. O intuito foi aproximar os alunos da prática experimental de conteúdos de Ciências, que são aprendidos em sala de aula, bem como promover a educação ambiental.

Participaram da jornada científica, nesta sexta-feira (26), os estudantes das escolas municipais Haroldo da Costa (Salvador Lyra) e Floriano Peixto (Ipioca), além da creche Nadir Brandão, que também fica em Ipioca.

Energia limpa e sustentável, conscientização e combate à poluição no planeta Terra, sustentabilidade, entre outros temas, foram abordados nas apresentações e nos trabalhos realizados pelos estudantes da Floriano Peixoto e da creche Nadir Brandão. Somando, as duas unidades possuem quase 500 crianças, do maternal ao 5°ano.

Caetano Paes, 10 anos, é aluno do 4° ano A da Escola Municipal Floriano Peixoto. A turma dele confeccionou um ventilador portátil, que funciona através de energia renovável. Ele falou sobre o experimento.

“Está sendo bem legal, porque a gente pode criar energia e ter um ventilador portátil. A gente está usando a placa solar para poder movimentar o ventilador”, explicou o aluno.

Na Escola Municipal Haroldo Costa, o evento oportunizou aos estudantes das turmas de 9° ano a autonomia e a apropriação na manipulação de objetos e peças científicas. Os alunos trabalham com maquetes, peças biológicas e reações químicas sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Durante a preparação dos trabalhos, as equipes vivenciaram diversas situações que exigiram a prática das habilidades socioemocionais, como abertura a novos conteúdos, engajamento com outros alunos para organização e divisão dos materiais.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.