Estudantes de escola municipal aprendem ritmo do Coco de Roda e se encantam com dança tradicional alagoana

Movimento folclórico Ganga Zumba levou para dentro da escola a cultura e a arte 100% alagoanas

Emanuella Lima/Ascom Semed 16/06/2023 às 20:10
Estudantes de escola municipal aprendem ritmo do Coco de Roda e se encantam com  dança tradicional alagoana
Grupo Ganga Zumba leva coco de roda para escola municipal. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

Nas batidas dos pés, ao som do Grupo Ganga Zumba, os alunos do 1° ao 5° anos da Escola Municipal Doutor José Bandeira Medeiros, localizada no bairro Vergel do Lago, foram apresentados à dança tradicional nascida em Alagoas, o Coco de Roda. O evento ocorreu nesta sexta-feira (16).

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), convidou o grupo que atua para manter a tradição, para levar o Coco de Roda para dentro da escola, iniciativa que foi abraçada com muito carinho pela direção escolar.

"Nós organizamos esse evento para que pudéssemos comemorar esse mês junino. Com a participação especial do Grupo Ganga Zumba, queremos resgatar e incentivar os nossos alunos a conhecerem a tradição alagoana. A partir do momento que a comunidade escolar vem até a escola é um grande ganho. Estamos todos reunidos para que esse conhecimento seja expandido”, disse a vice-diretora Eva Gomes.

Entusiasmados, os professores, funcionários, alunos e toda a comunidade escolar se sentiram convidados a dançar no ritmo do coco e cantar as letras tradicionais que falam da vida dos alagoanos.

“Estamos trabalhando essa questão do resgate cultural aqui no bairro. A presença do grupo folclórico hoje é muito especial. As crianças ficaram encantadas, muitas delas nem conheciam o coco. Então é muito importante não só para elas, mas para toda a comunidade escolar”, compartilhou a assistente social da escola, Regina Martins.

O coordenador do Grupo Ganga Zumba, Carlos Gilberto destacou que foi um prazer enorme levar para dentro das escolas municipais esse movimento cultural. "Além de preservar nossa cultura, desperta o interesse dos jovens e tira eles de espaços prejudiciais para eles”, revelou.

Além do Coco de Roda, os alunos também fizeram apresentações juninas com direito à quadrilha e forró. “Gostei muito de conhecer o coco. A tia falou sobre ele na sala de aula. Achei muito bonito.”, compartilhou a aluna do 3º ano, Alice Sophia, de 9 anos.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.