Estudantes da rede municipal de Maceió aprendem sobre ética e cidadania

Programa "Um Por Todos e Todos Por Um", parceria da Controladoria Geral da União e Instituto Maurício de Souza, chega a 4 mil alunos de 48 escolas

Janaina Farias/Ascom Semed 15/11/2024 às 09:00
Estudantes da rede municipal de Maceió aprendem sobre ética e cidadania
Estudantes dos 5º anos aprendem sobre ética e cidadania com o programa Um Por Todos e Todos Por Um. Foto: Joyce Juliana/Ascom Semed

O programa Um Por Todos e Todos Por Um (UPT), desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Maurício de Souza, ganhou a adesão da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).

Envolvendo cerca de 4 mil alunos de 48 escolas da rede municipal, o programa prova que ética e cidadania se aprendem também em sala de aula.

O programa é direcionado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e tem como objetivo desenvolver valores essenciais como cidadania, ética, participação e responsabilidade social.

A coordenadora de Políticas Interssetoriais da Semed, Kátia Lessa, explica que o programa está em fase final de execução e, para garantir que todas as etapas sejam cumpridas, técnicos da Semed e da CGU estão visitando todas as escolas participantes.

“Estamos nas etapas finais e, para garantir o sucesso e a integridade dessas etapas, juntamente com representantes da CGU, estamos indo às escolas para avaliar as ações, monitorar e dar o suporte necessário”, garante Kátia Lessa.

Segundo ela, até o dia 28 de novembro todas as 48 escolas devem ser visitadas. As visitas começaram no dia 13, às escolas Donizete Calheiros e Major Bonifácio.

“Faz a diferença para as crianças”

Considerado um excelente material devido à diversificação dos temas abordados, trabalhados de forma lúdica e bem direcionada, a coordenadora da escola Major Bonifácio, Alessandra Wanderley, afirmou que o programa é bem-aceito entre os estudantes e representa um sucesso.

“É de uma riqueza maravilhosa. Nas aulas, usamos a interdisciplinariedade, geralmente junto com a aula de ensino religioso. Fazemos perguntas ou colocamos eles para lerem e depois falar. É um material muito bom realmente, os alunos gostam, por que ele é bem diversificado com temas diferentes e trabalha em uma linguagem lúdica e direcionada ao aluno”, destaca.

A aprendizagem é desenvolvida de forma colaborativa em sala de aula utilizando materiais como gibis e livros. “Tem os gibis da Turma da Mônica que já foram trabalhados e tem um livro que é o que traz os conteúdos. Eles leem e depois fazem a discussão. Tem atividades no livrinho e jogos. Então fica algo bem diversificado, não só leitura”, garante Alessandra.

Ela reforça que a principal lição é o que as crianças aprendem sobre respeito ao próximo.

“A meu ver, eles aprendem a importância do respeito ao outro, da autoestima, do cuidado com o planeta. Eu sou suspeita em falar, porque eu gosto muito desse projeto. É algo que realmente faz a diferença para as crianças”, frisa.

Alessandra avalia o programa como algo que desperta nos estudantes o senso de cidadania, de responsabilidade, autoestima, ética e respeito e vai mais longe quando diz que o programa não pode acabar.

“Um projeto como esse não pode acabar e que tem que haver mais programas como esse, que fale a linguagem da criança de forma lúdica e que seja atrativo”, conclui.

Visitas

Durante as visitas, os técnicos da CGU conversaram sobre o programa, como é aplicado na escola e ouviram professores e alunos com o objetivo de avaliar o impacto do programa Um Por Todos e Todos Por Um.

Para Alessandra essas visitam são importantes, porque buscam entender se o material é mesmo interessante e se os estudantes estão gostando.

“O pessoal responsável vem saber se as crianças gostaram, conversam com a professora. Perguntam também se o material realmente é interessante. No geral é mais um bate papo mesmo”, explica a coordenadora.

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