Estudantes da rede municipal de ensino recebem premiação em Concurso de Redação

Primeiros colocados de seis escolas ganharam tablets

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 08/11/2022 às 14:03
Estudantes da rede municipal de ensino recebem premiação em Concurso de Redação
Ao todo, 12 unidades de ensino participaram, sendo seis estaduais seis do municipais. Foto: Natália Luísa/Ascom Semed

Como forma de incentivar a prática da produção textual nas escolas e a consciência crítica, o Concurso de Redação para estudantes premiou os três primeiros colocados na disputa. A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (7), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), no bairro Farol.

A premiação iniciou com uma apresentação musical com o integrante do grupo Educanto, Tércio Smith. Logo após, a cerimônia seguiu com a composição da mesa de convidados, onde o secretário de Educação de Maceió, José Neto, parabenizou a todos os participantes. Foram apresentados os três primeiros colocados de cada escola que ganharam um tablet por sua colocação.

Secretário de Educação de Maceió, José Neto, destacou parceria com o sistema judicial. Foto: Natália Luísa/ Ascom Semed
Secretário de Educação de Maceió, José Neto, destacou parceria com o sistema judicial. Foto: Natália Luísa/ Ascom Semed

“Essa aproximação dos nossos alunos com a Justiça é importante, esse dever e cidadania que devemos ter com todos eles. Parabenizo também a Dra. Carolina Valões, coordenadora do projeto e uma grande amiga, pelo êxito com a execução deste concurso enriquecedor”, pontuou.

Ao todo, 12 unidades de ensino participaram, sendo seis estaduais e seis municipais. A vencedora da Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, foi a aluna Natany de Moura, que recebeu a maior pontuação entre as redações avaliadas.

A Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, que fica no Tabuleiro do Martins, teve como primeiro colocado o estudante Matheus Walisson da Silva. Da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, no Petrópolis, foi o aluno Gustavo César. Danyelle Mayara foi a vencedora da Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro. Quem ganhou da Escola Municipal Zumbi Palmares, no Clima Bom, foi Crislane Gomes e Alessandra Vitória ganhou pela Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra.

O concurso é uma das ações realizadas pela Esmal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Durante o processo, os alunos foram preparados com palestras envolvendo informação aliada à cidadania. Alguns dos temas trabalhados foram a eleição no Brasil, saúde mental e combate ao bullying e violência na escola, que foi tema da redação de um dos vencedores do concurso.

Matheus Walisson escreveu sobre bullyng e foi o vencedor da Escola Municipal Tradutor João Sampaio. Foto: Natália Luísa/Ascom Semed
Matheus Walisson escreveu sobre bullyng e foi o vencedor da Escola Municipal Tradutor João Sampaio. Foto: Natália Luísa/Ascom Semed

“Não esperava tirar em primeiro lugar. Quando o professor falou do concurso, eu agarrei a ideia mas não achava que iria ganhar. Gosto muito de escrever. Já fui finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa em 2019 e quando o professor falou sobre o tema, eu gostei bastante, mas até então pensava que não iria ganhar. Escrevi sobre o tema bullying, que acontece bastante nas escolas e minha redação focou nisso”, contou Matheus Walisson, 15 anos, vencedor da escola Tradutor João Sampaio.

A escola Municipal Professor Antídio Vieira também recebeu a premiação por ter ficado com a média mais alta entre as instituições participantes, com pontuação de 9,6. Além disso, a docente da unidade, Mayanne Cedrin, ganhou um tablet pelo título de professora-orientadora.

Mayanne Cedrin, recebeu o título de Professora orientadora. Foto: Natália Luísa/ Ascom Semed
Mayanne Cedrin, recebeu o título de Professora orientadora. Foto: Natália Luísa/ Ascom Semed

“Trabalhamos muito o ano todo, os meninos participaram das palestras, aproveitaram o máximo e declararam em sala de aula que isso ajudou muito na produção textual, na própria questão deles se visualizarem como cidadãos, inclusive a Nathane que ficou em primeiro lugar participou do projeto Jovem Juiz e contou que isso despertou nela a vontade de fazer Direito. Pra gente o prêmio maior é esse, ver que os meninos conseguiram se desenvolver e querem crescer, continuar estudando e produzir os textos”, comentou Mayanne.

Natany de Moura, 1º lugar da Antídio Vieira, com nota 9,77, ganhou pela terceira vez e contou que se sentiu motivada a seguir no curso de Direito quando terminar os estudos.

Estudante Natany de Moura recebeu a maior nota por sua redação. Foto: Natália Luísa/Ascom Semed
Estudante Natany de Moura recebeu a maior nota por sua redação. Foto: Natália Luísa/Ascom Semed

“Estou emocionada. É a terceira vez que eu passo. É uma oportunidade muito boa que não tive em outras escolas. Nós aprendemos muito com os temas que eles deram. Tivemos que estudar bastante e entender melhor pra poder fazer a redação. A experiência despertou a vontade de fazer Direito como profissão”, finalizou a aluna.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.