Estudantes da Fundação Getúlio Vargas participam de estudo sobre a rede de Educação de Maceió

Alunos do curso de administração pública conheceram a sede da Semed e algumas unidades da rede municipal de ensino em estudo dos indicadores educacionais do Município

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 08/06/2022 às 14:32
Estudantes da Fundação Getúlio Vargas participam de estudo sobre a rede de Educação de Maceió
Estudantes conheceram a estrutura e práticas de escolas da rede. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

Estudantes do curso de administração pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estiveram presentes essa semana na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em duas unidades de ensino municipais para conhecerem as práticas da capital na área educacional.

O objetivo do grupo é avaliar como as práticas administrativas de diferentes atores impactam no ensino-aprendizagem. Entre os pontos analisados estão a distorção idade-série dos alunos e as políticas públicas voltadas para os estudantes com deficiência.

O grupo, formado por três estudantes, veio até a capital conhecer as práticas da gestão municipal. Acompanhados da técnica da coordenação de Ensino Fundamental da Semed, Cheila Vasconcelos, a equipe visitou nesta terça-feira (7), as escolas municipais Professora Eulina Ribeiro Alencar e Doutor Henrique Equelman, ambas no Jacintinho.

O secretário de Educação de Maceió, Rogério Lima, diz que ouvir entidades do terceiro setor, como o caso dos universitários da FGV, é importante para o desenvolvimento da educação.

“A nossa educação básica começa a ser desenvolvida dentro da universidade. É de lá que saem as inovações, as boas práticas mais recentes e os métodos que aplicamos em sala de aula. Receber a equipe da FGV e disponibilizar tudo que eles precisam foi um prazer e algo que contribui para a melhoria da qualidade da nossa rede”, afirma.

Gabriella Lopes, que realizou a visita na Educação junto de seus colegas Juliana Gervaes e João Neves, disse que o momento era importante para a sua formação e dos seus colegas.

“Nós queremos entender e tentar identificar, na prática, o que impacta os índices educacionais de uma escola. Sabemos que é algo que pode ser afetado por vários fatores”, explica a estudante Juliana Gervaes.

A Semed disponibilizou à equipe vários documentos relevantes para o levantamento, como o Plano Municipal de Educação e o Painel dos Indicadores Educacionais do Município de Maceió. Os estudantes se disseram impressionados com o detalhamento dos indicadores, que cobrem individualmente cada unidade da rede municipal.

Após o final da visita, nesta sexta-feira (10), os estudantes vão se reunir com a secretaria, quando deixarão sugestões de como os gestores podem potencializar os indicadores do Município e, também, compartilhar suas impressões sobre a atuação da Prefeitura.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.