Estudantes da escola Nosso Lar mergulham no mundo da leitura em piquenique literário

Pequenos participaram de mais uma etapa de comemoração do mês das crianças, conhecendo e homenageando de uma forma lúdica grandes nomes da literatura brasileira

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 24/10/2022 às 12:45
Estudantes da escola Nosso Lar mergulham no mundo da leitura em piquenique literário
Atividade foi desenvolvida em alusão ao mês das crianças. Foto: Ascom Semed

Em alusão à comemoração do mês das crianças, com o objetivo de promover uma atividade lúdica e ao mesmo tempo educativa, a Escola Municipal Nosso Lar I, que fica na Ponta Grossa, realizou o piquenique literário, transportando os estudantes para o mundo da literatura brasileira. Realizada na sexta (21) e no sábado (22), a ação contou com várias atividades culturais, com muita música, leitura e brincadeiras.

Os alunos participaram de contação e interpretação de histórias, brincadeiras musicais, leituras de contos brasileiros e de uma competição de soletrando. O aluno João Pedro Gomes conquistou o primeiro lugar e ganhou uma bicicleta. 

A diretora da escola, Gilda Cavalcante, contou que é importante fazer as crianças entrarem em contato com o mundo dos livros de uma forma diferenciada e atrativa.

“A gente quis promover um momento educativo, mas lúdico e prazeroso, e nada melhor do que mergulhar no mundo da leitura. Nossos estudantes conheceram mais escritores importantes da nossa literatura, como Maurício de Souza e Ziraldo”, revelou.

Antes do piquenique literário, os professores trabalharam a biografia dos autores em sala de aula e promoveram atividades como produção de textos e leitura das histórias em turma. 

Realizar esse trabalho com os estudantes e promover eventos como o Piquenique Literário é um passo importante para aumentar o repertório cultural e linguístico das crianças e, ainda, proporcionar um dia cheio de diversão, como conta a professora da escola, Simone Santana.

“Essas ações que acontecem na escola são criadas para estimular a leitura e a escrita dos alunos, já que muitas vezes, no ambiente familiar, eles não têm essa oportunidade de ter um ambiente letrado. Então, a escola proporciona esses momentos para suprir as necessidades dos nossos alunos”, ressaltou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.