Estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares visitam Tribunal de Justiça

Atividade faz parte do projeto Cidadania e Justiça na Escola e teve o objetivo de estimular o olhar dos alunos para a história e cultura do estado

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 17/08/2022 às 13:38
Estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares visitam Tribunal de Justiça
Cerca de 24 alunos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares visitaram Tribunal de Justiça. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Estudantes do 9º período da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no Clima Bom, realizaram nesta quarta-feira (17) , uma visita ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e ao Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário, no Centro de Maceió. O objetivo da ação é estimular o olhar dos adolescentes para a história e cultura do estado e conhecer as diferentes funções da área jurídica.

A atividade é uma inciativa do Cidadania e Justiça na Escola, existente há mais de 20 anos no Brasil. Em Alagoas, o programa é executado pela Escola Superior da Magistratura ao desenvolver, ainda, palestras nas escolas sobre uso abusivo de drogas, bullying, diversidade sexual, direitos humanos, violência contra mulheres, dentre outros assuntos.

No primeiro momento da visita, os estudantes conheceram o plenário do TJ e aprenderam um pouco mais sobre os conceitos jurídicos.

A segunda etapa da visita, os estudantes conheceram o museu do tribunal e interagiram com uma maquete do prédio com projeção mapeada, mostrando arquivos audiovisuais, estátuas, fotos dos primeiros desembargadores, antiguidades e informações sobre eventos marcantes da história, como o Quebra de Xangô de 1912.

Keylane Gomes visitou o espaço pela primeira vez. "É legal aprender coisas novas, tinha informações e esculturas que eu nem sabia e eu aprendi. Por exemplo, eu não sabia que a avenida Fernandes Lima era literalmente o nome de uma pessoa. Achei muito bom", revelou.

Já Roberta, que sonha em cursar direito e ser advogada, ficou emocionada ao comentar o que sentiu com a experiência.

"Foi incrível! O que mais me chamou atenção foi a maquete no meio do espaço. É tudo muito bonito. Foi um aprendizado muito bom, são várias experiências novas que ajudam até nas disciplinas na escola", afirmou a estudante.

Vice-diretor da escola, Francisco Ferreira, acompanhou a visita com os estudantes. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Vice-diretor da escola, Francisco Ferreira, acompanhou a visita com os estudantes. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

O professor e vice-diretor da unidade escolar, Francisco Ferreira, contou que a visita proporcionou aos estudantes conhecimento às funcionalidades do TJ.

"É extremamente importante essa visita porque há uma ideia na nossa sociedade de que a justiça é intangível, que não podemos ter acesso, mas não é assim. É sim acessível para todos e disponível para que todos tenham o conhecimento da funcionalidade um órgão como esse. Enquanto cidadãos temos determinados direitos que não conhecemos. A partir do conhecimento desses direitos e quando fazemos parte deles também entendemos como exigi-los", explicou o professor.

Para a diretora do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário, Irina Costa, no museu há registros de períodos marcantes da história alagoana e do mundo e que são assuntos pertinentes na formação do estudante.

"Essa parceria com as escolas é de extrema importância porque eles saem do ambiente escolar e aprendem como ser cidadãos. Eles são o futuro, e para viver o futuro eles também têm que entender o passado", enfatizou a diretora.

Integrante do projeto em Alagoas, Luzia Rodrigues. Foto: Jamerson Soares  (estagiário)/Ascom Semed
Integrante do projeto em Alagoas, Luzia Rodrigues. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

A pedagoga e integrante do projeto em Alagoas, Luzia Rodrigues, falou do compromisso em colaborar com o acesso da cultura aos estudantes.

"Há uma aprendizado, há um conhecimento. É importante eles terem esse acesso à cultura. O estudante pode melhorar na questão de oportunidades nas áreas das artes, de outras disciplinas. Eles podem ter outras vivências, uma sensação de pertencimento", destacou.

Também participaram da visita, a assessora técnica da Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais da Semed, Aline Machado, coordenadores pedagógicos, professores e demais integrantes do projeto.

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