Estudantes da Escola Municipal Professora Clemente da Rocha constroem noticiário como estímulo para a criatividade

Atividade também teve o objetivo de desenvolver o senso crítico e socialização entre os estudantes

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 23/09/2022 às 12:21
Estudantes da Escola Municipal Professora Clemente da Rocha constroem noticiário como estímulo para a criatividade
Estudantes da Escola Municipal Clemente Rocha confeccionaram noticiário para estimular o senso crítico e a socialização. Foto: cortesia

Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Professora Clemente da Rocha, localizada no Benedito Bentes, realizaram um noticiário com informações que são veiculadas diariamente em Maceió, no país e no mundo. A atividade foi uma prática feita como conclusão do tema gêneros textuais, que a professora Lidianne Leite e Lira tem lecionado na turma. O objetivo do trabalho foi desenvolver o senso crítico, a criatividade e a socialização entre os estudantes.

A iniciativa foi realizada nesta sexta-feira (23). Para a produção do noticiário houve um período de pesquisa e aprofundamentos sobre notícia, a escolha dos temas e pautas, e exercícios de escrita criativa. Os temas escolhidos foram "a guerra da Ucrânia", "eleições brasileiras 2022", "futebol" e "aquecimento global".

Para a produção do noticiário, os estudantes tiveram que realizar pesquisas e exercícios práticos. Foto: cortesia
Para a produção do noticiário, os estudantes tiveram que realizar pesquisas e exercícios práticos. Foto: cortesia

Lidianne Leite e Lira trabalha há um ano e meio na escola. Ela contou que antes da confecção do noticiário, imprimiu algumas imagens referentes aos temas escolhidos para estimular as ideias dos pequenos. Para a professora, o trabalho fez com que os estudantes desenvolvessem a interpretação de texto, a oralidade e o trabalho em grupo.

"Acredito que construímos estudantes que possam pensar e contribuir com suas opiniões. Trabalhamos a oralidade, a leitura da criança, a criatividade, a questão crítica. Atividades como essa auxiliam na socialização. Eu queria que eles interagissem mais devido às necessidades da sala, porque eles estavam precisando trabalhar com os colegas. Eu achei o resultado excelente", revelou Lidianne.

Diretora da escola Clemente Rocha, Ana Lúcia Duarte. Foto: cortesia
Diretora da escola Clemente Rocha, Ana Lúcia Duarte. Foto: cortesia

Para Ana Lúcia Duarte, diretora da escola que trabalha há 12 anos na Educação, o noticiário é um trabalho recompensador porque estimula os estudantes a formar opiniões.

"A partir do momento que eles fazem trabalhos como esse conseguem desenvolver sua forma de ver o mundo, conseguem ser formadores de opinião. Além disso, desenvolvem várias habilidades de escrita e na oralidade, como também na interpretação de textos. Um dos objetivos desse trabalho é que esse aluno possa interpretar e produzir com aquilo que eles refletem sobre a sociedade", destacou a diretora.

A escola Clemente Rocha atende um total de 207 estudantes, do 1º ao 5 ano, pela manhã e pela tarde.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.