Estudantes da Escola Municipal Professora Clemente da Rocha constroem noticiário como estímulo para a criatividade
Atividade também teve o objetivo de desenvolver o senso crítico e socialização entre os estudantes
Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Professora Clemente da Rocha, localizada no Benedito Bentes, realizaram um noticiário com informações que são veiculadas diariamente em Maceió, no país e no mundo. A atividade foi uma prática feita como conclusão do tema gêneros textuais, que a professora Lidianne Leite e Lira tem lecionado na turma. O objetivo do trabalho foi desenvolver o senso crítico, a criatividade e a socialização entre os estudantes.
A iniciativa foi realizada nesta sexta-feira (23). Para a produção do noticiário houve um período de pesquisa e aprofundamentos sobre notícia, a escolha dos temas e pautas, e exercícios de escrita criativa. Os temas escolhidos foram "a guerra da Ucrânia", "eleições brasileiras 2022", "futebol" e "aquecimento global".
Lidianne Leite e Lira trabalha há um ano e meio na escola. Ela contou que antes da confecção do noticiário, imprimiu algumas imagens referentes aos temas escolhidos para estimular as ideias dos pequenos. Para a professora, o trabalho fez com que os estudantes desenvolvessem a interpretação de texto, a oralidade e o trabalho em grupo.
"Acredito que construímos estudantes que possam pensar e contribuir com suas opiniões. Trabalhamos a oralidade, a leitura da criança, a criatividade, a questão crítica. Atividades como essa auxiliam na socialização. Eu queria que eles interagissem mais devido às necessidades da sala, porque eles estavam precisando trabalhar com os colegas. Eu achei o resultado excelente", revelou Lidianne.
Para Ana Lúcia Duarte, diretora da escola que trabalha há 12 anos na Educação, o noticiário é um trabalho recompensador porque estimula os estudantes a formar opiniões.
"A partir do momento que eles fazem trabalhos como esse conseguem desenvolver sua forma de ver o mundo, conseguem ser formadores de opinião. Além disso, desenvolvem várias habilidades de escrita e na oralidade, como também na interpretação de textos. Um dos objetivos desse trabalho é que esse aluno possa interpretar e produzir com aquilo que eles refletem sobre a sociedade", destacou a diretora.
A escola Clemente Rocha atende um total de 207 estudantes, do 1º ao 5 ano, pela manhã e pela tarde.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.