Estudantes da Escola Municipal Manoel Pedro dos Santos participam de projeto Teatro Identidade
Alunos apresentaram a peça 'Ser diferente é Normal - Diga não ao bullying'
Atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento criativo dos estudantes. Por isso, os alunos da escola Municipal Manoel Pedro dos Santos, localizada no bairro Santos Dumont, participaram do projeto Teatro Identidade. A oficina foi concluída com uma apresentação realizada pelos alunos com a peça ‘Ser diferente é Normal - Diga não ao bullying’, no último sábado (29), na unidade de ensino.
Durante uma semana, cerca de 25 estudantes dos 6º anos participaram do projeto, que foi ministrado pelo diretor e ator Licurgo Spinola, que trabalhou as diferenças dentro do ambiente escolar, com enfoque na prática do bullying. Além disso, a atividade proporcionou aos estudantes vivenciar a arte por meio do teatro. O projeto Teatro Identidade existe há 12 anos na capital alagoana e foi desenvolvido na escola através de uma parceria com o Maceió Voluntário.
A oficina foi desenvolvida com aulas no espaço da escola, no qual os alunos aprimoraram suas habilidades e expressaram suas emoções por meio de movimentos e encenações. Os estudantes também construíram cartazes com mensagens contra a prática do bullying e no final receberam certificado do curso.
A diretora da escola, Jarlise Dahora, conta que o resultado do projeto contribuiu para a descoberta de alguns alunos no meio da arte.
“Foi algo que eles construíram do início ao fim e com o resultado os alunos entenderam que não pode praticar bullying na escola ou em qualquer outro ambiente. Eles demonstraram ter gostado da experiência, tanto que tem alunos que querem continuar com essa oficina ou tentar fazer cursos relacionados a teatro”, informou a diretora.
Durante a apresentação na peça, no sábado (29), que foi aberta ao público do bairro, os alunos demonstraram como a prática do bullying pode ser perigosa, causando outros problemas como ansiedade e depressão.
Raquele Souza, aluna do 6º ano B, interpretou Rochele, uma jovem que sofreu bullying por ser negra e contou que a apresentação serviu para alertar os outros estudantes.
“O projeto foi incrível porque sempre tive vontade de fazer um curso de teatro mas não tinha condições e também tinha receio de não gostar. Com esse projeto eu vi que realmente é algo que quero fazer. Amei o tema bullying, porque aqui na escola tem muito, assim como na sociedade em geral e ensinamos os outros que é errado fazer isso”, finalizou a aluna.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.