Estudantes da Escola Municipal Jaime Miranda participam de oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa

Ação apresentou aos estudantes aos gêneros textuais que serão usados na competição

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 19/04/2022 às 13:47
Estudantes da Escola Municipal Jaime Miranda participam de oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa
Estudantes participam de oficina sobre gêneros textuais. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Os alunos da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, no Tabuleiro do Martins, participaram nesta terça-feira (19) de uma oficina de preparação da primeira Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa (OLP). Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa apresentou aos estudantes os diversos gêneros textuais que serão tema da competição, que conta com mais de seis mil inscritos.

A diretora da escola, Jaqueline Ávila, diz que a olimpíada será importante para os estudantes. “A leitura abre horizontes e muitos escritores começam na escola. Esse projeto é de extrema importância para os nossos alunos, e esse momento de aprendizado incentiva nossos alunos a serem autores de sua própria história”, avalia.

Diretora Jaqueline Ávila aprovou a iniciativa. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Diretora Jaqueline Ávila aprovou a iniciativa. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Na Jaime Miranda, muitos estudantes já possuem o hábito de leitura. De acordo com a diretora, a biblioteca da escola recebe diariamente vários alunos que procuram por livros e os levam para casa, desenvolvendo desde cedo um hábito da leitura, que culmina em muitos benefícios.

É o caso de Maria Eduarda, estudante do 6º ano, que diz ter aprendido muito sobre literatura na oficina. “Os livros deixam a gente imaginar outros mundos. Eu li um livro recentemente com uma história de superação, sobre um estudante com deficiência. Histórias como essas nos ensinam várias coisas”, conta.

A professora Josane Correia acredita que a OLP é uma novidade muito animadora. “Com o passar do tempo, os alunos começam a se interessar mais pela leitura. A leitura e a escrita são prazerosas, e é essa descoberta que ações como essa estimulam”, diz.

Também estudante da escola, Pâmela Meirelles, gostou do aprendizado. “Leitura para mim é uma forma de escapar de coisas muito ruins do mundo, de se acalmar. A gente imagina outros mundos pelo livro”, afirma. “É um passatempo bem legal, gosto de romances, contos de fadas”, revela.

Pâmela Meirelles diz que livros a ajudam a se acalmar. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Pâmela Meirelles diz que livros a ajudam a se acalmar. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

A Olimpíada

A Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa é a primeira competição do gênero realizada em Maceió pela Semed. A iniciativa tem o objetivo de incentivar os estudantes da rede municipal de ensino a apreciarem mais a leitura e a escrita. Os alunos podem concorrer em três tipos de gêneros textuais: poemas, memórias literárias e crônicas.

Ao todo, 61 escolas de Ensino Fundamental irão participar da competição, sendo 6.437 estudantes inscritos, do 1º ao 9º ano. As Olimpíadas acontecerão nas etapas escolar e municipal. Na primeira etapa serão selecionados um texto de cada gênero, por uma comissão julgadora de cada escola, totalizando até três textos por unidade escolar.

Premiação

Na etapa municipal serão premiados os três primeiros lugares, de cada gênero selecionado na etapa municipal, totalizando nove alunos premiados.

Para o primeiro lugar, a premiação será um tablet e viagem para Coimbra, em Portugal. O segundo lugar receberá um tablet e uma viagem para a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Já o terceiro lugar será premiado com um tablet e uma viagem para conhecer o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.