Estudantes da EJAI participam de palestra com memorialista

Atividade visa fortalecer a leitura e a escrita dos estudantes

Ascom Semed 14/09/2022 às 13:37
Estudantes da EJAI participam de palestra com memorialista
Palestra incentiva leitura e escrita dos alunos da EJAI. Foto: Ascom Semed

Estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Nise da Silveira, localizada no bairro Antares, participaram nesta terça-feira (13), de uma palestra ministrada pelo comunicador social, memorialista e servidor da Secretaria Municipal de Educação (Semed), João de Oliveira Filho com o tema “Memórias de um Menino do Interior”.

A iniciativa faz parte do projeto político pedagógico da escola e tem como objetivo promover momentos de fortalecimento da identidade e do sentimento de pertencimento aos estudantes da EJAI. A diretora da unidade, Roseli Patriota, destacou a importância da leitura e da diversidade dos gêneros literários.

“É uma grande oportunidade que a escola está tendo nesse momento com a presença do escritor João de Oliveira, que atendeu nosso convite em vir falar do seu livro Memórias de um menino do interior e assim promover uma reflexão sobre a importância da leitura e da escrita aos nossos estudantes da EJAI”, revelou.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Eliete Cavalcante dos Santos, a palestra foi um momento de aprendizado.

“O momento com o escritor aqui na escola foi de muita relevância, com incentivo à leitura e à escrita de memórias. Vi um público extremamente tímido quando se fala em escrever motivado a produzirmos um livro de memórias da EJAI. Olhos brilhantes lembrando de tempos passados em suas cidades. Houve partilha de experiências, valorização de obra literária compreendendo-a como produção cultural e aquisição de livros por parte dos alunos e corpo docente da escola. O João com sua simplicidade e alegria estampada em sua face encantou a todos os presentes”, ressaltou agradecida.

A estudante Joseneide Ferreira disse que ficou encantada. “Eu saí da escola com a autoestima lá em cima, com minha mente dizendo que eu sou capaz, que também posso ser uma escritora. Hoje posso dizer que também posso escrever as minhas histórias. A palestra despertou as minhas memórias, a minha adolescência, porque eu resgatei dentro de mim aquilo que estava retido. Foi um despertar maravilhoso que fez com que eu voltasse a minha adolescência. Estou agradecida por esse momento promovido pela escola”, contou.

“O diálogo com estudantes da EJAI sobre suas histórias e memórias contribui no fortalecimento da identidade e do sentimento de pertencimento desses sujeitos oriundos da classe popular.”, destacou Adelson Gomes, professora da turma da da escola e salientou, ainda que “Resgatar as memórias e se reconhecer como sujeitos de sua própria história, foi isso que vivenciamos nesta noite na Escola Nise da Silveira como a palestra realizado com o memorialista João de Oliveira Filho”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.