Estudantes aprendem sobre ciências e tecnologia ao participar de simpósio

Alunos da Escola Municipal Arnon de Melo apresentaram projeto sobre vulcões

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 19/10/2022 às 14:12
Estudantes aprendem sobre ciências e tecnologia ao participar de simpósio
Cerca de 80 alunos participaram do Simpósio. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Show de química, física e astronomia marcaram a manhã dos 80 alunos das escolas da rede municipal de ensino que participaram do segundo dia do Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica (Sinpete). O evento ocorreu na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, na manhã desta quarta-feira (19).

O segundo dia do Simpósio contou com apresentação de robótica, planetário mostrando aos estudantes os detalhes do sistema solar, produção de energia a partir de movimento da bicicleta, entre outras demonstrações científicas e tecnológicas que envolveram os alunos dos 5° anos da escolas municipais Arnon de Melo, localizada no Jacintinho, e dos 6° anos da unidade de ensino Denisson Menezes, que fica no Tabuleiro do Martins.

Isabele, aluna do 6° ano da Escola Municipal Denisson Menezes, contou que gostou de passar pela experiência com o Gerador de Van Graaff.

“Muito legal! Adorei a bolinha que dá choque e arrepia o cabelo”, revelou a estudante.

Isabele também gostou de conhecer o planeta Vênus por meio do planetário e associou seu nome a deusa do amor na mitologia grega. Foto: Hilderlan Oliveira.
Isabele também gostou de conhecer o planeta Vênus por meio do planetário e associou seu nome a deusa do amor na mitologia grega. Foto: Hilderlan Oliveira.

Além desses trabalhos, quatro alunos da Escola Municipal Arnon de Melo realizaram uma apresentação do projeto sobre vulcões, contando um pouco sobre a origem e depois realizaram a experiência de colocá-los em erupção utilizando bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.

Um dos alunos a apresentar o projeto dos vulcões. Foto: Hilderlan Oliveira
Um dos alunos a apresentar o projeto dos vulcões. Foto: Hilderlan Oliveira

A prática foi trabalhada em sala de aula pela professora de ciências, Amanda Liz, que destacou a proposta da atividade.

“Trouxemos para o Sinpete uma atividade que fazemos todos os anos com as turmas do 6º ano que é a erupção vulcânica. O intuito da atividade é estimular neles a criatividade. Depois do processo de produção do vulcões nós fazemos um debate para explicar porque ocorreu ou não a erupção, e quais as consequências disso para a natureza”, ressaltou.

A secretária-adjunta de Educação, professora Emília Caldas, prestigiou o evento visitando os estandes e participando das apresentações dos estudantes.

"Esse momento proporciona às escolas essa interlocução entre a Educação Básica e a Superior e esse intercâmbio com os outros municípios presentes. Isso traz os estudantes para próximo da vida acadêmica", frisou Emília.

Secretária-adjunta de Educação de Maceió com os alunos que apresentaram os vulcões. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Secretária-adjunta de Educação de Maceió com os alunos que apresentaram os vulcões. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) está com um estande montado no hall da reitoria, apresentando os projetos de ideias inovadoras que foram realizadas nas escolas da rede pública municipal de ensino, como uma forma de tratamento de orgânicos, elaboração de produtos de beleza, ações que também envolvem a reutilização do papel reciclado, robótica, entre outras.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Juliane Medeiros, reforçou a importância da participação dos alunos no Simpósio.

“Este evento trata de uma mostra dos trabalhos desenvolvidos nas escolas e esse momento traz muitos benefícios para a formação integral dos estudantes. Essa tecnologia vista não é separada da Matemática ou da Língua Portuguesa, ela está inserida de forma interdisciplinar em todos os conteúdos”, informou.

Simpósio

O Sinpete faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento deste ano é em homenagem aos 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

O Simpósio segue com a programação até a quinta-feira (20), com palestras, bate-papo, entrevistas, oficinas, desafios e atividades práticas.

Cerca de 250 alunos da rede pública municipal de ensino da capital vão participar do evento e, ainda, do Concurso de Ideias Inovadoras, que tem o objetivo inspirar a criação de soluções inovadoras para os problemas socioambientais.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.