Estudante participa da mostra "EspecialMente Arte" e expõe miniaturas de dinossauros feitas com massa de modelar
Lucas Oliveira é aluno da Escola Municipal Elizabeth Anne Lyra; foi na Sala de Recursos que o aluno com autismo foi estimulado a desenvolver sua criatividade
Lucas Oliveira é aluno da Escola Municipal Elizabeth Anne Lyra, localizada no Tabuleiro. O estudante é um dos cerca de 900 alunos da rede pública municipal de ensino que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas que aos 14 anos, já é reconhecido pelo seu trabalho artístico.
O escultor expôs suas miniaturas de dinossauros e outros animais, produzidas com massa de modelar, na mostra "EspecialMente Arte", realizada no último domingo (3). A iniciativa, que foi realizada na Rua Aberta da Ponta Verde, celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Além de Lucas, seus amigos Daniel Nicácio, João Claudio, Guilherme Borges e João Pedro Alencar expuseram suas obras. O estudante está no 9º ano do Ensino Fundamental e sempre foi estimulado a desenvolver sua criatividade por meio das aulas na Sala de Recursos, com a professora Thereza de Azevedo.
“Lucas tá começando, se inteirando sobre o assunto, e aqui na escola percebi essa habilidade e passei a estimular, então os trabalhos que realizei com ele foi diante disso. Tentamos também fazer um parque dos dinossauros”, comentou a professora.
Antes de Lucas participar dessa exposição, a professora enviou fotos dos trabalhos do jovem para participar como oficineiro do Educar é Massa, evento que ocorreu em novembro. Foi nesse momento que o aluno foi apresentado a Daniel Nicácio, artista que desde os 3 anos de idade faz esculturas em massa de modelar. A partir desse encontro, as mães, que também estavam presentes no evento, se juntaram para promover o trabalho de seus filhos.
“Fizemos um grupo com outras mães e sempre fazemos reuniões. Comecei a observar que Lucas estava fazendo essas miniaturas tanto na clínica, quanto em casa com massa de modelar, depois fui comprando outros tipos de massa e agora ele também está até colorindo. A Thereza conversou comigo para que a gente pudesse mostrar para o mundo o talento do meu filho”, contou Girleide Oliveira, mãe do Lucas.
O jovem, assim como seus amigos, consegue se expressar por meio da arte. “Lucas se sente muito feliz. Hoje com o envolvimento dele com outras crianças autistas, com a escola apoiando, ele tem se sentido mais solto, mais comunicativo, antes era muito reservado. Agora Lucas tá bem melhor, durante o momento ele se sentiu muito bem, muito feliz”, pontuou Girleide.
A professora contou ainda que sempre compartilha o trabalho produzido por Daniel Nicácio com as crianças autistas e suas mães, com o intuito de estimulá-los. “Para mostrar às mães que é possível esse desenvolvimento das crianças, que se a gente estimular os meninos com autismo, eles vão conseguir chegar lá”, finalizou Thereza
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.