Estande da Semed atrai público com atividades diversificadas

Superando obstáculos, educadores lançam livros e se emocionam ao transformar vivências em literatura

Karoline Naeyli (estagiária)/Ascom Semed 07/11/2025 às 11:44
Estande da Semed atrai público com atividades diversificadas
Os dias da Bienal do Livro estão sendo recheados de conhecimento, diversão e realizações. Foto: Bia Rodrigues/Ascom Semed

Percorrendo o caminho entre a biblioteca móvel, o Mezanino e o estande da Secretaria Municipal de Educação(Semed) na Bienal, o público pôde contemplar o lançamento de mais quatro livros por educadores da rede municipal na tarde dessa quinta-feira(6). Além das obras, houve contação de histórias na biblioteca móvel, atividades de robótica, jogos interativos e experiências de realidade virtual, que encantaram crianças e visitantes de todas as idades.

Entre as publicações lançadas estiveram "As Travessuras de uma Gatinha Especial", "Assoalho: Versos de Amor e Dor sobre Autoestima e o Despertar", "Quando a Fé Sustenta uma Família" e "A Aventura das Figuras Geométricas", obras que refletem a criatividade e o olhar sensível dos educadores da rede municipal de ensino.

Os dias da Bienal do Livro estão sendo recheados de conhecimento, diversão e realizações para os estudantes e servidores da educação, que vêm mostrando a força da rede municipal na promoção da leitura, da tecnologia e da criatividade.

Empolgada com as atividades, a estudante Luana Maria, de 9 anos, da Escola Municipal Eulina Alencar, descreveu a experiência com entusiasmo: “É muito divertido aqui, tem livros, brincadeiras, brindes e coisas pra aprender.”

Escritores da educação

No estande, o clima foi de orgulho e celebração. Educadores compartilharam com o público suas produções literárias e experiências de vida transformadas em livros que inspiram e valorizam outros servidores da educação e também, o cotidiano escolar.

Professora municipal há mais de vinte anos e autora de livros infantis, Cristina Maria Nolasco compartilha o sentimento de estar lançando dois de seus títulos na Bienal. “Participar da Bienal aqui em Alagoas é uma emoção muito grande. Estou lançando meus livros A Borboleta Adormecida e As Travessuras de uma Gatinha Especial, ambos lançados este ano, e considero esse momento uma grande conquista, a realização de um sonho. Já tenho novas obras prontas e, com certeza, quero estar de volta na próxima edição para continuar compartilhando essas histórias.”

“A obra é inspirada em vivências da minha infância, mas com personagens fictícios para preservar as pessoas reais. É uma história que desperta muitas emoções em quem lê. Estou muito feliz por estar aqui, pois é a primeira vez que lanço um livro na Bienal, e considero essa oportunidade uma grande realização”, compartilhou Edvan Sena, professor da escola municipal Dom Miguel Fenelon Câmara.

Para Dhyym Florez, gestora da escola Dom Miguel e professora da rede há 31 anos, o momento representa não só uma conquista profissional, mas também uma jornada de cura e reconhecimento.

“Assoalho nasceu de um período muito difícil da minha vida, em que encontrei na escrita um caminho de resiliência e auto descoberta. Essa obra não é apenas minha; carrega as vozes e as histórias das mulheres da minha família e da minha comunidade. Publicar esse livro na Bienal, no estande da Semed, é realizar um sonho e dar visibilidade a essas vozes femininas que tantas vezes foram silenciadas”, conta.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.