Escritores Nascem na Escola: Alunos assistem palestra e se preparam para Olimpíada de Língua Portuguesa

Poetas, memorialistas e cronistas vão visitar algumas escolas para falar sobre produções textuais

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 23/03/2022 às 12:49
Escritores Nascem na Escola: Alunos assistem palestra e se preparam para Olimpíada de Língua Portuguesa
Alunos aprenderam um pouco mais sobre poema. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

O início do projeto 'Escritores Nascem na Escola' foi marcado por uma aula sobre poemas e poesias na Escola Natalina Costa, no Tabuleiro dos Martins, nesta quarta-feira (23). A iniciativa faz parte da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa. 

Como forma de preparar os 6.437 estudantes inscritos na OLP, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) levará artistas das letras alagoanas, como poetas, memorialistas e cronistas para visitarem as escolas para falar sobre produções textuais.

Como vão produzir poemas, os alunos dos 5º anos da Escola Natalina Costa assistiram a uma breve palestra do poeta alagoano e técnico da Semed, Emanuel Galvão. Durante a explanação, os estudantes puderam ouvir um pouco da carreira do escritor e aprender mais sobre rima, versos e tudo o que compõe o lirismo na Língua Portuguesa.

“Poesia é ver o mundo de uma forma diferente, de contar algo de uma forma diferente. O poeta tira de onde não tem e põe onde não cabe para nos surpreender. Por isso, eu quero que vocês nos surpreendam ao escrever os poemas, digam coisas que vem do coração”, respondeu o poeta ao ser questionado pelos alunos sobre o que é poesia.

Alycia está com a expectativa alta para a olimpíada. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Alycia está com a expectativa alta para a olimpíada. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A Escola Natalina Costa participará da olimpíada com cinco turmas de 5º anos. Uma das alunas, Alycia Santana, de 10 anos, está confiante de que conseguirá um bom resultado. “Eu espero conseguir pelo menos o 3º lugar, porque eu gosto de fazer poesia. Fico em casa escrevendo”, disse a menina.

Professora Ivete está na escola há 12 anos lecionando. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Professora Ivete está na escola há 12 anos lecionando. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A professora dela, Ivete Barros, garante que assim como Alycia, os alunos têm capacidade de obter bons resultados na OLP. “Tenho alunos em que confio, como a Alycia, entre outros. E estou aqui para ajudá-los”, pontuou. 

Ainda na tarde desta quarta-feira (23), os alunos do turno vespertino da Natalina Costa, também participarão de uma breve palestra com Emanuel Galvão. A vice-diretora da escola, Márcia Portela, falou sobre a relevância desse projeto para a desenvoltura dos estudantes.

“É de suma importância para toda a escola incentivar a leitura, principalmente, e fazer com que eles possam ser os próprios escritos de suas vidas. A escola é um ambiente onde a gente organiza junta eles as ideias, mas tudo só depende deles”, destacou.

A programação do projeto segue na quinta-feira (24), na Escola Luiz Pedro IV, na Cidade Universitária, às 9h e 14h. Já no dia 29 de março, os artistas estarão na Escola Lindolfo Collor, na Ponta Grossa, também nos dois horários. E no dia 30 será na Escola Denisson Menezes, Tabuleiro dos Martins, às 9h40. No dia 31, o momento será na Escola Cicero Dué, na Cidade Universitária, às 9h e às 14h. E, por fim, no dia 5 de abril, vai ser na Escola Higino Belo, no Farol, às 10h.

Ao todo estão inscritas 61 escolas na OLP e 6.437 estudantes. Os alunos do 5º ano trabalharão com poesia, os do 6º e 7º com memórias literárias e os do 8º ao 9º com crônicas. Para produzir poemas, foram inscritos 3.093 estudantes. Já em memórias literárias, 2.097 alunos e, em crônicas, 1.247.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.