Escolas municipais vão utilizar plataforma para combater a evasão escolar

Plataforma Busca Ativa Escolar vai contribuir com o monitoramento de alunos não faltarem às aulas

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 13/09/2022 às 13:41
Escolas municipais vão utilizar plataforma para combater a evasão escolar
. Foto: Arquivo Semed

Combater a evasão escolar é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). Por isso, a pasta vai utilizar nas escolas da rede pública municipal de ensino o programa Busca Ativa Escolar, desenvolvido pela União Nacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A plataforma tem a capacidade de monitorar os alunos que não estão comparecendo às aulas.

O programa envolve uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que serão disponibilizadas gratuitamente para as escolas. A maior pretensão da plataforma é auxiliar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora das escolas.

A Busca Ativa Escolar promove uma comunicação entre as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e planejamento, para articulação da forma ideal de lidar com os casos de evasão. Todo o processo do programa é feito pela plataforma tecnológica, que funciona como um grande banco de dados.

Além de projeto, a coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa, explicou que a busca ativa também é política pública, já que vai auxiliar na garantia de educação para as crianças e adolescentes.

A coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa. Foto: Clara Canuto.
A coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa. Foto: Clara Canuto.

“A plataforma é fundamental, porque vai ajudar os profissionais a terem evidências. O acompanhamento dos alunos infrequentes já acontecia através do projeto presença, com os assistentes sociais das escolas, mas os dados ficavam nas próprias instituições. Com o busca ativa, o acompanhamento vai ser mais eficiente, porque todas as informações estarão armazenadas nos bancos de dados", informou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.