Escolas municipais participam da 21ª Mostra de Quadrilhas Matutas e Danças Juninas

Evento será realizado nos dias 6 e 7 de junho no Sesc Poço, em Maceió

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 05/06/2023 às 10:20
Escolas municipais participam da 21ª Mostra de Quadrilhas Matutas e Danças Juninas
Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Mais de 20 escolas da rede municipal de ensino de Maceió vão participar da 21ª Mostra de Quadrilhas Matutas e Danças Juninas, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sesc Alagoas e com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC). O evento acontecerá nos dias 6 e 7 (terça e quarta-feira), no Sesc Poço, das 14h às 21h.

Ao longo dos últimos 20 anos, a Mostra favoreceu o fortalecimento dos festejos e tradições juninas, além de promover a cultura popular nas salas de aula. Neste 21º ano, centenas de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens, Adultos e Idosos se apresentarão ao som da zabumba, sanfona e triângulo, prometendo um grande espetáculo de cultura popular. Os ensaios, que contaram com o apoio de toda a comunidade escolar, começaram há mais de um mês.

A programação do evento prevê muito forró pé de serra, quadrilha matuta, xaxado, coco de roda, entre outras danças tradicionais juninas. Durante a tarde, irão se apresentar as escolas de Ensino Fundamental e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). À noite, será a vez dos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Nesta terça-feira (6), primeiro dia da Mostra, vão dançar os alunos das Escolas Municipais Zaneli Caldas, Luíza Oliveira Suruagy, Yeda Oliveira dos Santos, Nise da Silveira, Nosso Lar I, Jaime de Altavila, Dr. Baltazar de Mendonça, Dom Helder e Suzel Dantas. Também haverá apresentação do grupo convidado de Coco de Roda Ganga Zumba, bem como uma homenagem a Socorro Monteiro e Mestre Verdilinho.

No segundo dia do evento, quarta-feira (7), vão se apresentar as crianças dos CMEIs Ruth Braga, João XXII, além das escolas Hermínio Cardoso, Donizette Calheiros, Zumbi dos Palmares, Dom Miguel Câmara, Hevia Valéria Maia Amorim, Maria José Carrascosa (com os alunos da Pestalozzi), Lindolfo Collor, Zumbi dos Palmares e Tradutor João Sampaio.

O público que comparecer à Mostra, além das apresentações estudantis, terá a oportunidade de assistir à apresentação de uma das maiores quadrilhas juninas de Alagoas, a Amanhecer do Sertão, do Benedito Bentes.

“Nosso evento é uma ação importante para o fortalecimento dos festejos e tradições juninas e para elevar o nível de participação e integração sociocultural dos estudantes da Rede Municipal de Educação de Maceió”, pontuou o coordenador do setor de ação cultural da Semed, Tércio Smith.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.