Escolas municipais movimentam 20º Concurso de Quadrilha Matuta após dois anos sem o evento

A estimativa é que o concurso atraia cerca de mil pessoas, entre alunos e comunidade escolar nos dias 13 e 14, no Sesc Poço

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 09/06/2022 às 11:34
Escolas municipais movimentam 20º Concurso de Quadrilha Matuta após dois anos sem o evento
Ensaio da quadrilha na Escola Selma Bandeira, no Benedito Bentes. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A 20ª edição do Concurso de Quadrilha Matuta da Secretaria Municipal de Educação contará com a participação de 21 quadrilhas, de 18 escolas da rede municipal de Maceió. A estimativa é de que o evento, que será realizado nos dias 13 e 14 de junho, no Sesc Poço, atraia cerca de mil pessoas entre estudantes e comunidade escolar.

Na segunda-feira (13), à tarde e à noite, serão as classificatórias para as finais que ocorrem na terça-feira (14). As apresentações das turmas diurnas do Ensino Fundamental serão das 14 às 17h, enquanto da Ejai será das 19 às 22h.

Crianças ensaiam há um mês para o Concurso Quadrilha Matuta, Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed
Crianças ensaiam há um mês para o Concurso Quadrilha Matuta, Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

O coordenador do setor de ação cultural da Semed, Tércio Smith, falou dos critérios de apresentação. “Existe um regulamento que foi disponibilizado para as escolas. Por exemplo, a quadrilha tem 20 minutos para se apresentar, tem os passos tradicionais exigidos, o número máximo e mínimo de pares e a vestimenta”, explicou. 

As escolas serão premiadas, bem como os alunos, conforme Tércio comenta. “A premiação será através de troféus e medalhas, mas para as quadrilhas que ficarem em primeiro lugar, seja do Ensino Fundamental ou Ejai, os alunos ganharão caixinhas de som”, afirmou.

No dia das finais, o público assistirá apresentações de grupos de danças folclóricas do Sesc, do grupo Educanto da Semed e pra finalizar, a Quadrilha Junina Amanhecer do Sertão se apresentará mostrando um pouco do espetáculo 2022. 

A competição é tradição dentro da Educação e retorna após dois anos devido à pandemia de Covid-19. “Esse evento é uma tradição dentro da rede municipal de ensino de Maceió e super importante pois traz elementos da nossa identidade cultural”, destacou Smith.

Há cerca de um mês as escolas estão se preparando para esse concurso que busca incentivar os estudantes a vivenciar as manifestações populares. Uma das unidades é a Escola Municipal Baltazar de Mendonça, no bairro do Jacintinho, que vai participar com duas turmas do 4º e do 5º ano, com crianças de 7 a 11 anos.

O marcador das quadrilhas da escola é Thiago Gonçalves, que falou da importância desse evento. "A tradição junina estava um pouco esquecida nas escolas e agora está sendo relevante trazer de volta. É de suma importância para a cultura. Há uma diversidade muito grande, crianças e todos estão aprendendo o valor da tradição", afirmou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.