Escolas municipais implantam programa que estimula aprendizagem e cognição dos estudantes

Atividades do MenteInovadora começam nesta semana em 40 unidades escolares

Jamerson Soares/Ascom Semed 24/05/2023 às 11:22
Escolas municipais implantam programa que estimula aprendizagem e cognição dos estudantes
Estudantes já receberam o material que será trabalhado em sala de aula. Foto: cortesia

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) começou a implantar o programa MenteInovadora, da empresa Mind Lab, em 40 escolas municipais da rede pública de ensino. Uma das unidades educacionais que vai realizar as atividades durante o ano é a Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim, localizada no conjunto Village Campestre I, na Cidade Universitária.

O programa atende estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com jogos e dinâmicas inovadoras realizadas durante a semana, dentro e fora da sala de aula. As atividades têm o objetivo de estimular a cognição, a aprendizagem, além de criar novas estratégias de ensino e contribuir com as relações socioemocionais dos estudantes.

Segundo a secretária-adjunta de Educação da Semed, professora Emília Caldas, o programa que está sendo retomado agora já foi desenvolvido na rede municipal de ensino durante alguns anos, obtendo grande êxito e avanço na aprendizagem dos estudantes atendidos. "Há uma grande expectativa, visto que é um material pedagógico que desenvolve habilidades e competências nos estudantes para além da vida escolar, auxiliando-os na tomada de decisões, a partir do desenvolvimento de estratégias, promovendo a mediação da aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento", enfatizou.

A coordenadora pedagógica da escola, Josefa Vieira, contou que uma das turmas recebeu o material no sábado (20) e a maioria dos estudantes comemorou a realização do programa. "É uma expectativa do aluno. Senti no olhar deles e do professor essa expectativa. Um kit foi entregue ao professor e o outro para os estudantes do 6º ao 9º anos, que foram orientados sobre o que fazer com o material. Eles vão trabalhar a matemática, o raciocínio lógico, a parte socioemocional. Estão bem ansiosos para começar o projeto", destacou.

A Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim recebe cerca de 820 estudantes, incluindo alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Para a coordenadora pedagógica da unidade escolar, é de fundamental importância a inserção dessas atividades nas escolas, porque elas contribuem com o desenvolvimento humano dos estudantes.

"Houve uma lacuna na aprendizagem por causa da pandemia e esses jogos vão contribuir muito para a recomposição. Um projeto desse vem agregar mais nos valores e no desenvolvimento do aluno, porque não é só questão do conteúdo em si. Eles vão aprender a lidar com situações convencionais a partir da brincadeira", pontuou Josefa.

De acordo com a técnica de Ensino Fundamental da Semed e coordenadora do programa, Cheila Vasconcelos, o Mind Lab vem com uma nova roupagem e com foco em melhorar os resultados das escolas.

"É um programa que tem foco em várias áreas e disciplinas, com introdução em matemática e português. São trabalhados jogos de estratégia, cognitivos, de relações interpessoais. Até os pais também recebem kits para acompanhar os filhos e jogarem junto. Será muito bom começar essa ideia nas unidades porque trará resultados significativos", avaliou a técnica.

Mind Lab

A Mind Lab foi criada em 1994, em Israel, e já se faz presente em mais de 20 países, incluindo o Brasil, no qual mais de mil instituições de ensino públicas e privadas fazem uso de suas tecnologias. Através de jogos e atividades em equipe, uma vez por semana, o programa ajuda os alunos a lidarem com situações que farão parte de seu cotidiano. A metodologia de ensino trabalha o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.